Confira a lista de 5 livros clássicos que não podem faltar na Biblioteca do Vestibulando

O professor de Literatura Diogo Mendes, do Descomplica, explica o porquê de cada seleção

Publicado em 31/03/16

O professor de Literatura Diogo Mendes, do Descomplica enumera abaixo os 5 Livros clássicos que devem estar no biblioteca do estudante que vai prestar o Enem e os vestibulares mais concorridos do país.

5 livros clássicos que não podem faltar na Biblioteca do Vestibulando

1) O Cortiço, de Aluísio Azevedo
2) Dom Casmurro, de Machado de Assis
3) Vidas Secas, de Graciliano Ramos
4) Laços de Família, de Clarice Lispector
5) A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade

"Em relação ao Enem, nota-se, ao longo da prova, a presença ainda de algumas obras clássicas, como O cortiço, de Aluísio Azevedo, por exemplo. Mas também há obras mais contemporâneas sendo cobradas, de diferentes gêneros textuais: contos, crônicas, letras de música etc. Porém, existem outros vestibulares que cobram listas específicas de livros, como Fuvest e Unicamp. Esses dois vestibulares, a propósito, apresentam uma seleção bem sortida, em que encontram-se clássicos, como o próprio O cortiço, Til, de José de Alencar e Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis", explica o professor de Literatura do Descomplica. Diogo Mendes.

"Sem falar em clássicos da Literatura Portuguesa, como a antologia Poemas, de Camões, e Coração, cabeça e estômago, do romântico Camilo Castelo Branco. Também há obras mais modernas, como textos de Clarice Lispector e Guimarães Rosa. E para este ano, o livro de poemas Poemas negros, de Jorge de Lima, na qual a cultura negra fica em evidência. Também é cobrado o livro Terra sonâmbula, do moçambicano Mia Couto", conclui Diogo Mendes.

Veja outros posts

Dicas de preparação para o Vestibular e Enem

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES