Letras - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Letras

Letras

O Brasil ainda não se deu conta da importância do professor. Mas a satisfação de ensinar uma criança a ler recompensa os baixos salários. Poucas profissões têm um retorno afetivo tão imediato como o Magistério. A pluralidade de idiomas falados no mundo, as exigências da comunicação e dos veículos de cultura e as expressões artístico-literárias dimensionam o valor e a responsabilidade do profissional desta área.

O profissional de letras estuda, pesquisa e ensina língua portuguesa e estrangeira, a literatura e a cultura de diferentes países. Em geral, especializa-se no ensino de uma língua moderna, como inglês, francês e alemão, ou no ensino de uma língua clássica, como latim e grego. Para poder lecionar é preciso fazer o curso de Licenciatura. O professor com diploma em Licenciatura Curta pode ensinar apenas no 1º grau - duração de um ano e meio - e o formado em Licenciatura Plena pode dar aulas até o 2º grau - duração de três anos. O professor que quiser dar aulas para o 3º grau precisa continuar os estudos após a faculdade. Só quem tem pós-graduação pode dar aulas em faculdade.

Raciocínio abstrato, aptidão verbal, bom uso da linguagem, facilidade para transmitir idéias, capacidade de argumentação e reflexão, interesses por questões sociais e por atividades literárias, criatividade, clareza, objetividade, desembaraço, gosto pela leitura, facilidade para aprender línguas são requisitos da profissão.

Especializações: Tradução, Ensino, Pesquisa, Filologia, Lingüística, Literatura, Gramática, Revisão de textos)

Campos de Atuação: Escolas de 1º e 2º graus, Faculdades, Cursinhos, jornais, Revistas, Secretarias de Cultura, Agências de Publicidade, Editoras, Empresas Nacionais e Internacionais

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI

Receba dicas desta profissão no seu email



RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED
UNITAU UNIFAN FECAP FAMINAS UniEvangélica UNISINOS Católica-TO Unifacisa

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(UDESC 2013) Assinale a alternativa correta em relação ao tipo sanguíneo na seguinte situação: um casal tem três filhos, sendo que dois filhos possuem o tipo sanguíneo O, e um filho possui o tipo sanguíneo A:

A mãe possui o tipo sanguíneo O, e o pai o tipo A heterozigoto.
A mãe possui o tipo sanguíneo A heterozigoto, e o pai o tipo O heterozigoto.
A mãe e o pai possuem o tipo sanguíneo AB.
A mãe possui o tipo sanguíneo O, e o pai o tipo sanguíneo A homozigoto.
A mãe possui o tipo sanguíneo O, e o pai o tipo sanguíneo AB homozigoto.