Letras - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Letras

Letras

O Brasil ainda não se deu conta da importância do professor. Mas a satisfação de ensinar uma criança a ler recompensa os baixos salários. Poucas profissões têm um retorno afetivo tão imediato como o Magistério. A pluralidade de idiomas falados no mundo, as exigências da comunicação e dos veículos de cultura e as expressões artístico-literárias dimensionam o valor e a responsabilidade do profissional desta área.

O profissional de letras estuda, pesquisa e ensina língua portuguesa e estrangeira, a literatura e a cultura de diferentes países. Em geral, especializa-se no ensino de uma língua moderna, como inglês, francês e alemão, ou no ensino de uma língua clássica, como latim e grego. Para poder lecionar é preciso fazer o curso de Licenciatura. O professor com diploma em Licenciatura Curta pode ensinar apenas no 1º grau - duração de um ano e meio - e o formado em Licenciatura Plena pode dar aulas até o 2º grau - duração de três anos. O professor que quiser dar aulas para o 3º grau precisa continuar os estudos após a faculdade. Só quem tem pós-graduação pode dar aulas em faculdade.

Raciocínio abstrato, aptidão verbal, bom uso da linguagem, facilidade para transmitir idéias, capacidade de argumentação e reflexão, interesses por questões sociais e por atividades literárias, criatividade, clareza, objetividade, desembaraço, gosto pela leitura, facilidade para aprender línguas são requisitos da profissão.

Especializações: Tradução, Ensino, Pesquisa, Filologia, Lingüística, Literatura, Gramática, Revisão de textos)

Campos de Atuação: Escolas de 1º e 2º graus, Faculdades, Cursinhos, jornais, Revistas, Secretarias de Cultura, Agências de Publicidade, Editoras, Empresas Nacionais e Internacionais

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor ISPED FECAP Univaço ITPAC Católica-TO
FAQUI FAJOP uniptan FIPECAFI Drummond Drummond Católica-TO EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(ESPM) Os números naturais M e N são escritos, na base 10, com os mesmos dois algarismos, porém em posições invertidas. A diferença entre o maior e o menor é uma unidade a menos que o menor deles. Podemos afirmar que o valor de M + N é:

102
67
125
98
110