Odontologia - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Odontologia

Odontologia

O Cirurgião Dentista é um profissional da área de saúde tendo como campo de trabalho não só a atuação curativa de doenças socialmente conhecidas, como a cárie e doenças periodontais, mas também a prevenção e manutenção da saúde bucal.

O Cirurgião Dentista estuda, trata e previne afecções bucais; corrige suas seqüelas procurando restabelecer a estética, a fonética e a função mastigatória.

O profissional de Odontologia precisa estar em constante atualização, já que o que se aprendeu no 1º ano da faculdade pode estar superado na hora da formatura, devido à alta velocidade de renovação dos conhecimentos. Há pouco tempo atrás, utilizava-se apenas metal para confecção de aparelhos fixos. Hoje, usa-se a porcelana, que é mais cara, mas muito melhor e mais discreta. Atualmente, com o avanço da informação, o Dentista tem à sua disposição programas de computador capazes de prever como ficará a boca de um paciente após o tratamento. Como nas Regiões Sul, Sudeste e Centro- Oeste do Brasil o mercado está saturado de Dentistas - recém- formado ganha cada vez menos - o profissional que for melhor treinado, preparado, irá se firmar no mercado, deixando de ser um mero "tira-dentes" em clínicas populares para abrir seu próprio consultório, com clientela fiel, sem ter que se submeter só aos convênios. Dentre as áreas da Odontologia que mais crescem - e as mais rentáveis também - estão a Ortodontia, Implantodontia, Odontopediatria e Periodontia. Habilidade manual, meticulosidade, coordenação motora e capacidade de concentração são exigências prioritárias do candidato que pretende seguir esta carreira. O profissional pode exercer sua atividade como autônomo ou assalariado, individualmente ou em equipe.

Especializações: Cirurgia, Endodontia, Odontopediatria, Ortodontia, Patologia Bucal, Periodontia, Prótese, Radiologia e Saúde Pública.

Campos de atuação: Consultório Particular ou em Clínicas Integradas, Hospitais, Programas de Saúde bucal de serviços públicos ou da iniciativa privada, Ensino, Pesquisa, Empresas de Grande Porte.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED FAGOC IMEPAC UNIFAN Newton Paiva

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(UFT) O Renascimento foi um movimento importante de renovação cultural e artística que se originou na Itália e marcou a transição da Idade Média para a Moderna. No Renascimento, apesar de apresentar uma diversidade de novos elementos, percebem-se características comuns, sobretudo, nas artes plásticas e pintura. (Adaptado. SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Editora Atual, 1988.) Entre as características do Renascimento, é INCORRETO afirmar que houve valorização:

Da anatomia humana.
Do princípio estético medieval.
Da cultura e da arte greco-romana.
Do homem, da harmonia e do equilíbrio.
Da matemática e dos princípios geométricos.