Odontologia - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Odontologia

Odontologia

O Cirurgião Dentista é um profissional da área de saúde tendo como campo de trabalho não só a atuação curativa de doenças socialmente conhecidas, como a cárie e doenças periodontais, mas também a prevenção e manutenção da saúde bucal.

O Cirurgião Dentista estuda, trata e previne afecções bucais; corrige suas seqüelas procurando restabelecer a estética, a fonética e a função mastigatória.

O profissional de Odontologia precisa estar em constante atualização, já que o que se aprendeu no 1º ano da faculdade pode estar superado na hora da formatura, devido à alta velocidade de renovação dos conhecimentos. Há pouco tempo atrás, utilizava-se apenas metal para confecção de aparelhos fixos. Hoje, usa-se a porcelana, que é mais cara, mas muito melhor e mais discreta. Atualmente, com o avanço da informação, o Dentista tem à sua disposição programas de computador capazes de prever como ficará a boca de um paciente após o tratamento. Como nas Regiões Sul, Sudeste e Centro- Oeste do Brasil o mercado está saturado de Dentistas - recém- formado ganha cada vez menos - o profissional que for melhor treinado, preparado, irá se firmar no mercado, deixando de ser um mero "tira-dentes" em clínicas populares para abrir seu próprio consultório, com clientela fiel, sem ter que se submeter só aos convênios. Dentre as áreas da Odontologia que mais crescem - e as mais rentáveis também - estão a Ortodontia, Implantodontia, Odontopediatria e Periodontia. Habilidade manual, meticulosidade, coordenação motora e capacidade de concentração são exigências prioritárias do candidato que pretende seguir esta carreira. O profissional pode exercer sua atividade como autônomo ou assalariado, individualmente ou em equipe.

Especializações: Cirurgia, Endodontia, Odontopediatria, Ortodontia, Patologia Bucal, Periodontia, Prótese, Radiologia e Saúde Pública.

Campos de atuação: Consultório Particular ou em Clínicas Integradas, Hospitais, Programas de Saúde bucal de serviços públicos ou da iniciativa privada, Ensino, Pesquisa, Empresas de Grande Porte.

Clique aqui e veja os vestibulares na área da saúde com inscrições abertas.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

São Camilo Universidade Veiga de Almeida UNIFIL Universidade São Francisco FIAP ISPED
FECAP uniptan FIPECAFI Drummond EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(Fuvest 2013) A escravidão na Roma antiga:

permaneceu praticamente inalterada ao longo dos séculos, mas foi abolida com a introdução do cristianismo.
previa a possibilidade de alforria do escravo apenas no caso da morte de seu proprietário.
era restrita ao meio rural e associada ao trabalho braçal, não ocorrendo em áreas urbanas, nem atingindo funções intelectuais ou administrativas.
pressupunha que os escravos eram humanos e, por isso, era proibida toda forma de castigo físico.
variou ao longo do tempo, mas era determinada por três critérios: nascimento, guerra e direito civil.