Psicologia - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Psicologia

Psicologia

A finalidade da Psicologia é compreender como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e o mundo em que vive. A principal função do Psicólogo é a de FACILITADOR das relações humanas em qualquer área em que atue.

A Psicologia está relacionada às ciências humanas (filosofia, teoria do conhecimento, sociologia, antropologia), às ciências biológicas (biologia, neurofisiologia, psicofarmacologia) e as ciências exatas (ergonometria psicofísica).

Pesquisar o funcionamento da mente e do comportamento do homem, por meio da observação, da analise e da avaliação de suas emoções, necessidades interiores, capacidade motora e intelectual é o interesse da Psicologia.

O Psicólogo reúne interpreta e aplica dados científicos relativos ao comportamento humano e aos mecanismos mentais. Ele realiza observações e experimentos para medir certas capacidades físicas e mentais. Define e avalia características afetivas, intelectuais, sensoriais e motoras para orientação, seleção e treinamento no campo profissional. Estuda o comportamento e a mentalidade do indivíduo e os fatores hereditários e sociais que os determinam. Diagnostica, previne e trata de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

Depois da graduação, o profissional de Psicologia pode fazer cursos de especialização, por exemplo numa das linhas de pensamento da Psicologia. As linhas mais procuradas são a Psicanálise, com as teorias de Freud, Klein e Lacan, e Análise, com Jung. Atualmente, embora a concorrência seja grande, o consultório continua a ser a melhor opção de trabalho. Com um bom contato em colégios, é possível conseguir clientes entre os alunos. O Psicólogo, além da Orientação Vocacional, é mais conhecido para tratamento pessoal, de aspecto íntimo, da vida particular. Já o Psiquiatra trata os doentes, as vítimas da síndrome do pânico ou da esquisofrenia, por exemplo, podendo prescrever remédios, caso seja necessário, enquanto que o Psicólogo não pode.

Equilíbrio emocional, sociabilidade, sensibilidade, flexibilidade, interesse pelos problemas humanos são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Empresas (Setor de Recursos Humanos, Clínicas, Hospitais Psiquiátricos, Consultório Particulares, Escolas, Instituições de reabilitação e atendimento ao menor.

Especializações: Psicologia Comparada, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Fisiológica, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional, Psicologia Educacional, Psicologia da Saúde.

Clique aqui e veja os vestibulares na área da saúde com inscrições abertas.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor ISPED FECAP Univaço ITPAC Católica-TO
FAQUI FAJOP uniptan FIPECAFI Drummond Drummond Católica-TO EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(PUC-SP 2013/2) O tema representado na escala mundial permite-nos ver que:

a agricultura que faz uso de transgênicos se desenvolve nos países ricos, já que nem os ditos emergentes têm condições de bancar essa tecnologia.
as áreas que se destacam com a produção de transgênicos não coincidem com aquelas que realmente são as grandes produtoras agrícolas do planeta.
os países com grandes territórios destinados ao plantio e com tradição de grande produtor agrícola comercial são os que mais fazem uso de transgênicos.
ainda não se criaram plantios transgênicos que se adaptem bem aos climas tropicais, como fica evidente observando-se os dados mundiais espacializados.
os transgênicos são cultivados em terras agrícolas já exauridas pelo plantio tradicional, não sendo adequados para novas terras agrícolas.