Psicologia - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Psicologia

Psicologia

A finalidade da Psicologia é compreender como o ser humano pode conhecer e interpretar a si mesmo e o mundo em que vive. A principal função do Psicólogo é a de FACILITADOR das relações humanas em qualquer área em que atue.

A Psicologia está relacionada às ciências humanas (filosofia, teoria do conhecimento, sociologia, antropologia), às ciências biológicas (biologia, neurofisiologia, psicofarmacologia) e as ciências exatas (ergonometria psicofísica).

Pesquisar o funcionamento da mente e do comportamento do homem, por meio da observação, da analise e da avaliação de suas emoções, necessidades interiores, capacidade motora e intelectual é o interesse da Psicologia.

O Psicólogo reúne interpreta e aplica dados científicos relativos ao comportamento humano e aos mecanismos mentais. Ele realiza observações e experimentos para medir certas capacidades físicas e mentais. Define e avalia características afetivas, intelectuais, sensoriais e motoras para orientação, seleção e treinamento no campo profissional. Estuda o comportamento e a mentalidade do indivíduo e os fatores hereditários e sociais que os determinam. Diagnostica, previne e trata de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

Depois da graduação, o profissional de Psicologia pode fazer cursos de especialização, por exemplo numa das linhas de pensamento da Psicologia. As linhas mais procuradas são a Psicanálise, com as teorias de Freud, Klein e Lacan, e Análise, com Jung. Atualmente, embora a concorrência seja grande, o consultório continua a ser a melhor opção de trabalho. Com um bom contato em colégios, é possível conseguir clientes entre os alunos. O Psicólogo, além da Orientação Vocacional, é mais conhecido para tratamento pessoal, de aspecto íntimo, da vida particular. Já o Psiquiatra trata os doentes, as vítimas da síndrome do pânico ou da esquisofrenia, por exemplo, podendo prescrever remédios, caso seja necessário, enquanto que o Psicólogo não pode.

Equilíbrio emocional, sociabilidade, sensibilidade, flexibilidade, interesse pelos problemas humanos são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Empresas (Setor de Recursos Humanos, Clínicas, Hospitais Psiquiátricos, Consultório Particulares, Escolas, Instituições de reabilitação e atendimento ao menor.

Especializações: Psicologia Comparada, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Fisiológica, Psicologia Social, Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional, Psicologia Educacional, Psicologia da Saúde.

Clique aqui e veja os vestibulares na área da saúde com inscrições abertas.

Quer uma Bolsa de Estudo?

Clique aqui e saiba como conseguir uma no Quero Bolsa.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR



RECOMENDAMOS

UNIFENASMauá.. Universidade São Francisco FIPECAFI .. CESVA FAA ISPED .. SL Mandic Fagoc IDP Facens Redentor IMEPAC. Inatel. UNIP