Relações Públicas - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Relações Públicas

Relações Públicas

O Relações Públicas, por lidar com o público, quer por parte do indivíduo, quer por parte das empresas, é um profissional bastante eclético, já que no seu dia a dia ele utiliza também características de outros profissionais como jornalistas, Publicitários, Diplomatas etc.
O profissional de Relações Públicas trabalha com a comunicação e as relações internas e externas de empresas e organizações. Sua principal função é criar e manter uma boa imagem a empresa junto ao público, tanto externo quanto interno, informando e orientando clientes, servindo também de elo de ligação entre eles. O Relações Públicas cuida de programas de integração com a comunidade, organiza e participa de atividades promocionais, como reuniões sociais, exposições, feiras e concursos.

As empresas, além de perceberem a importância de conquistar e preservar uma boa imagem junto à opinião pública, o que garante colocação no mercado, estão se dando conta de que, quando mantém uma boa comunicação com seus funcionários, aumenta a produtividade e, em conseqüência, sua rentabilidade. Assim, o mercado para o Relações Públicas está começando a se expandir - assessoria de imprensa, atendimento ao consumidor, promoção e assessoria em eventos, comunicação interna com funcionários, embora sofra concorrência de jornalistas e Publicitários.

Boa comunicação, gosto pela leitura, fluência verbal, boa memória visual e auditiva, sociabilidade, dinamismo, iniciativa, constante atualização, interesse por questões culturais, sociais, políticas, econômicas e administrativas são requisitos da profissão.
.
Campos de atuação: . Empresas públicas e privadas, Agências de publicidade, Rádios, jornais, Teatro, Cinema, TV, Instituições de proteção à natureza, Bancos, Institutos de pesquisa, Associações de classe, Casas noturnas, Associações comunitárias, Feiras, Exposições, Seminários, Congressos.
.
Especializações: . Consultoria, Gerência, Pesquisa, Planejamento.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

São Camilo Universidade Veiga de Almeida UNIFIL Universidade São Francisco FIAP ISPED
FECAP uniptan FIPECAFI Drummond EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(FEI 2013) Em 1712, o mecânico e inventor inglês Thomas Newcomen patenteou a primeira máquina a vapor. Este invento foi posteriormente aperfeiçoado pelo engenheiro escocês James Watt. Das alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO corresponde a um fato relacionado com o advento da máquina a vapor:

Passagem do capitalismo comercial para o industrial.
Fortalecimento da política econômica liberal, através do regime de guildas e corporações de ofícios.
Evolução na área dos transportes com o surgimento de locomotivas com propulsão a vapor.
Aparecimento de grandes empresas industriais e expansão da massa de trabalhadores assalariados.
Hegemonia mundial do Império Britânico e expansão colonialista da Grã-Bretanha.