Terapia Ocupacional - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

De início, Terapia Ocupacional era sinônimo de atendimento a portadores de deficiência física e problemas psiquiátricos. Houve, recentemente, uma ampliação de conceito: a Terapia Ocupacional passou a abranger todas a faixas etárias e grupos populacionais considerados marginalizados e estigmatizados. Exemplos: deficientes mentais, visuais, auditivos, menores carentes, idosos e detentos.

O Terapeuta Ocupacional é o profissional que faz uso específico das diversas modalidades de atividade humana como: Teatro, música, dança, artes plásticas, artesanato, jogos e brinquedos, trabalho profissional e auto manutenção, entre outros, com o propósito de manter, promover e recuperar a Saúde. Através da relação entre terapeuta, paciente e atividade a Terapia Ocupacional procura levar o indivíduo a encontrar formas mais gratificantes de vida, seja nos pequenos grupos, seja na sociedade em geral.

Campos de atuação: O mercado de trabalho é composto por todos os serviços de Saúde, Centros de reabilitação, escolas especializadas, ambulatórios e clínicas, centros de Saúde, hospitais gerais e/ou especializados, centros comunitários, presídios, ou quaisquer locais onde se pretenda melhorar a convivência e torná-la mais saudável e produtiva; além de poder trabalhar ainda como docente em cursos de graduação de Terapia Ocupacional e administração de serviços de Saúde.

Clique aqui e veja os vestibulares na área da saúde com inscrições abertas.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

São Camilo Universidade Veiga de Almeida UNIFIL Universidade São Francisco FIAP ISPED
FECAP uniptan FIPECAFI Drummond EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(FEI 2013) Estatuetas, múmias e peças esqueléticas de civilizações do Egito, Peru, México, países da Europa e China, entre outros, revelam várias marcas de doenças parasitárias causadas por microorganismos ou por vermes. Assim, foram encontrados indícios de doenças como a varíola, a elefantíase, a esquistossomose e a leishmaniose. Assinale a alternativa que identifica o agente causador das doenças citadas acima na sequência correta:

vírus, protozoários, nematóides e platelmintos.
platelmintos, nematóides, platelmintos e protozoários.
vírus, nematóides, platelmintos e protozoários.
protozoários, nematóides, platelmintos e vírus.
protozoários, nematóides, vírus e platelmintos.