Ciências dos Alimentos - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Ciências dos Alimentos

Ciências dos Alimentos

O Curso tem como objetivo geral formar profissionais para atuar na área de alimentos e nutrição, com conhecimento crítico da realidade social, econômica, política e cultural do país.

O profissional terá capacitação em nutrição, conservação e processamentos de alimentos e tecnologia agroindustrial, a partir de uma formação sólida nas seguintes áreas de conhecimento: gestão da cadeia alimentar, estrutura de sistemas alimentares, estrutura e funcionamento de sistemas de vigilância sanitária, identificação e análise das dimensões biológicas e social envolvidas na relação homem-alimento.

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Ciências dos Alimentos, é voltado para:

- Docência e pesquisa na área de alimentação e nutrição.

- Gerenciamento e participação de equipes técnicas de empresas agroindustriais, assim como em trabalhos de assessoria, consultoria, controle de qualidade e marketing nas áreas de alimentos e nutrição.

- Administração de instituições públicas responsáveis pela formulação e implantação de programas de defesa e/ou educação do consumidor (tanto na área de alimentos como na de serviços de alimentação).

- Gerenciamento de serviços de atendimento ao consumidor em empresa da área de alimentos

- Gerenciamento de restaurantes públicos, industriais e redes comerciais ligadas ao ramo de alimentação.

- Gerenciamento de laboratórios de análise sensorial e de qualidade e indústrias de matérias-primas e alimentos.

(Fonte: "A Universidade e as Profissões", catálogo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo)

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI

Receba dicas desta profissão no seu email



RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED UNITAU
FAGOC UNIFAN Newton Paiva SL Mandic FECAP São Camilo FAMINAS UniEvangélica UNISINOS Católica-TO

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(ENEM 2016) As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.

Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?

Núcleo.
Mitocôndria.
Peroxissomo.
Complexo golgiense.
Retículo endoplasmático.