Matemática Apl. e Comput. - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Matemática Apl. e Comput.

Matemática Apl. e Comput.

A disputa por melhores posições competitivas tem levado as empresas de uma maneira geral a utilizar tecnologias cada vez mais sofisticadas, apoiadas na implementação computacional de modelos matemáticos complexos. Os reflexos dessa política no mercado de trabalho são evidentes - aumenta a cada dia a demanda por profissionais com conhecimentos mais amplos e integrados de matemática, estatística, probabilidade e computação.

Essa constatação é um fato em paises mais desenvolvidos e já está influenciando vários currículos, tanto de pós-graduação quanto de graduação. Como exemplo, o relatório preparado pela Sociedade Americana de Matemática Industrial Aplicada conclui que os setores comerciais, industriais, governamentais e financeiros não são apenas férteis para aplicações de matemática, mas também constituem mercado de trabalho para matemáticos altamente treinados. Ainda, de acordo com o relatório, matemáticos têm papel importante no tratamento de problemas reais, incluindo áreas como processamento de materiais, diagnósticos médicos, desenvolvimento de produtos financeiros, gerenciamento de redes de computadores, previsão de tempo, entre outras. Entretanto, ressalta que, nesses setores, o que se procura não é, em geral, o "matemático" como tal, mas sim, um profissional qualificado pelo seu conhecimento de métodos e técnicas para integrar equipes multidisciplinares na solução de problemas reais.

Esse novo curso será oferecido no período noturno (com um similar no diurno) - bacharelado em Matemática Aplicada, e tem como objetivo, além de formar um matemático em condições de seguir a carreira acadêmica, se assim o desejar, também preparar profissionais capazes de enfrentar novos desafios, dando-lhes uma formação sólida e direcionada para aplicações em diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, o curso terá um núcleo básico de matemática, computação e estatística, comum a todos os alunos e um núcleo caracterizado pela habilitação escolhida dentre as modalidades de gestão, ciência e tecnologia. Essas habilitações serão oferecidas por outras Unidades da USP, caracterizando o curso como interdisciplinar compreendendo as seguintes habilitações: Ciências Biológicas (IB), Fisiologia e Biofísica (ICB), Saúde Animal (FMVZ), Estatística Econômica (FEA), Sistemas e Controle (Poli), Mecatrônica e Sistemas (Poli), Comunicação Científica (ECA) e Saúde Pública (FSP).

O curso está atraindo várias empresas que já se manifestaram interesse pelos formandos, fornecendo estágios, projetos de final de curso e prêmios aos alunos. Caso o estudante queira, poderá, também prosseguir na área acadêmica de outras unidades da USP, sendo um elo importante em pesquisas aplicadas, com habilidades interdisciplinares.

(Fonte: "A Universidade e as Profissões", catálogo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo)

Clique aqui e veja os vestibulares de Tecnologia com inscrições abertas.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor ISPED FECAP Univaço ITPAC Católica-TO
FAQUI FAJOP uniptan FIPECAFI Drummond Drummond Católica-TO EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(Metodista 2013) A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês de agosto/2012 com alta de 0,41%, ante uma variação de 0,43% em julho do mesmo ano, de acordo com o IBGE. Pode-se afirmar que

os aumentos de preços dos alimentos e bebidas pressionam a inflação.
saúde, transporte e residência têm custos em deflação.
o aumento na energia elétrica residencial e industrial gera maiores índices inflacionários.
construções de estádios e compra de jogadores correspondem a 5% do IPCA.
preços de alimentos, vestuário, educação e bebidas não influenciam no índice de inflação.