Biotecnologia - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Biotecnologia

Biotecnologia

A biotecnologia compreende as áreas básicas da biologia, como biologia animal e vegetal, biologia molecular, genética, imunologia, morfofisiologia, parasitologia, microbiologia, ecologia e biodiversidade, a farmacologia e a biotecnologia de alimentos. E há, também, as disciplinas das áreas de química, física e matemática, que dão suporte ao aprendizado de tecnologias aplicadas aos vários ramos das ciências biológicas.

O biotecnólogo atua em um mercado que está em expansão, principalmente com a aprovação da Lei de Biossegurança, que regulamentou o uso de células-tronco e transgênicos, clonagem de animais, a produção de plantas e animais transgênicos e o mapeamento do genoma humano. Nessa trilha, muitas outras descobertas ainda estão por vir, como a cura de doenças hereditárias, do câncer e da Aids, a produção de medicamentos mais eficazes e baratos, a fabricação de vacinas sob medida, a criação, em laboratório, de órgãos para transplante, o controle de pragas agrícolas sem agressão ao meio ambiente e o aumento da produção de alimentos.

Campo de atuação:Trabalho técnico ou de pesquisa em clonagem, terapia gênica, transferência de embriões, biomateriais, genoma, proteoma, biomecânica e biodisponibilidade, alimentos, engenharia genética e de tecidos, biotecnologia ambiental, nanotecnologia, bioeletricidade, inseminação artificial, bioinformática, biochips, redes neurais e construção de equipamentos biomédicos e polímeros biodegradáveis. Nas empresas, especialmente em indústrias, o potencial de trabalho é grande.

Clique aqui e veja os vestibulares na área da saúde com inscrições abertas.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

São Camilo Universidade Veiga de Almeida UNIFIL Universidade São Francisco FIAP ISPED
FECAP uniptan FIPECAFI Drummond EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(FATEC-SP 2014/2) A platina é um metal nobre, encontrada livre na natureza na forma de pepitas, e é muito empregada na produção de catalisadores, que são utilizados para

acelerar a formação de compostos gasosos, somente.
aumentar a velocidade de reações químicas específicas.
retardar a produção de compostos indesejáveis, somente.
controlar o deslocamento de uma reação química específica.
promover a decomposição sólida de reações químicas, somente.