Arquitetura - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Arquitetura

Arquitetura

A Arquitetura tem por finalidade criar e organizar o espaço físico, buscando atender às necessidades humanas como o conforto, o bem-estar e a funcionalidade.

As atividades de um Arquiteto estão relacionadas com edificações, conjuntos arquitetônicos. arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano e regional.

O curso abrange:

- Projeto e Construção de Edifícios (casas, prédios)
- Planejamento Urbano e Regional (Urbanismo)
- Desenho Industrial (planejamento e criação de objetos)
- Programação Visual (comunicação visual, signos gráficos)
- Paisagismo (jardins, parques, praças)

Quem tem planos de ser Arquiteto precisa preocupar-se com a carreira o mais cedo possível. Paralelamente à formação teórica, o aspirante deve procurar colocação num bom escritório. Com o tempo, o estagiário vira desenhista e passa a detalhar os projetos feitos pelos Arquitetos mais experientes. Depois, já formado, pode realizar seus próprios projetos. Como o currículo de um arquiteto é sua obra, é importante que ele tenha passado por escritórios respeitados, onde aprende a desenvolver o seu próprio traço, diferente dos demais.

O grande aprendizado está no exercício profissional. A arquitetura está cada vez mais funcional, trabalhando com espaços exíguos e materiais baratos - a preocupação não é apenas a bela sala, mas onde se possa almoçar sem, a cada garfada, bater o braço na parede. Há cada vez mais Arquitetos deixando os projetos de imóveis de lado, concentrando-se em design de móveis, programação visual, decoração.

As áreas que mais crescem na profissão: Arquitetura de Interiores e Desenho Urbano. Outro campo em expansão é o de Preservação do Patrimônio Histórico. O Arquiteto deverá ter habilidade numérica, raciocínio abstrato e espacial, criatividade versatilidade, apurado senso artístico, sensibilidade e gosto pela arte.

Campos de atuação: Serviços de Consultoria, Empresas Privadas, Órgãos Públicos, Escritórios de Arquitetura.

Especializações: Desenho Industrial, Paisagismo, Urbanismo, Computação Gráfica, Arquitetura de Interiores e Comunicação Visual.

VÍDEOS RELACIONADOS A ESTA CARREIRA

FAAP - Faculdade de Artes Plásticas e Arquitetura

O Prof. Silvio Passarelli fala sobre o perfil do estudante dos cursos de artes e arquitetura e apresenta a estrutura da FAAP

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor ISPED FECAP Univaço ITPAC Católica-TO
FAQUI FAJOP uniptan FIPECAFI Drummond Drummond Católica-TO EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(FEI 2013) Algumas vezes ouvimos ou lemos que certa característica é hereditária. No entanto, é preciso definir com exatidão o que se pretende afirmar com isso, pois há certa confusão a respeito do uso dos termos "hereditário", "transmissível", "herdável" e "genético", entre tantos outros.A cor dos seus olhos e a obesidade são tidas respectivamente como sendo características:

genética e herdada.
transmitida e herdada.
herdada e transmitida.
transmitida e genética.
herdada e congênita.