Medicina Veterinária - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Medicina Veterinária

Medicina Veterinária

Semelhantes aos cuidados dispensados por um médico a uma pessoa são os cuidados do veterinário com relação aos animais. Trabalha ele na prevenção e tratamento das doenças e problemas que afetam os animais, fazendo exames, aplicando medicamentos, realizando cirurgias etc.

Dedicado não só à prevenção e cura das doenças, o Médico Veterinário também atua na área de planejamento e coordenação de programas de defesa sanitária, fiscalizando e assegurando a saúde dos rebanhos, assim como a produção racional e econômica dos alimentos.

O profissional pode optar por 3 áreas:

- Saúde Animal: a prática da Clínica, da Cirurgia e da Epidemiologia exercida em diversas modalidades e circunstâncias permite preservar, restaurar e promover a saúde dos animais domésticos e silvestres.

- Saúde Pública: o objetivo é a saúde das populações humanas e animais. Nesta área, o profissional participa da elaboração e aplicação das modernas técnicas para controle das zoonoses.

- Produção Animal (Zootecnia): o profissional Veterinário habilitado pelas recentes conquistas da biotecnologia animal participa da solução dos problemas sociais decorrentes da sub- nutrição ou má- nutrição, uma vez que se consegue alta produtividade através da criação orientada e que respeita os programas de Medicina Veterinária Preventiva.

Interesse por animais e atividades científicas, além de habilidade manual, meticulosidade e planejamento são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Consultórios, Fazendas, Zoológicos, Centros de Saúde Pública, Inspeção sanitária de produtos de origem animal, Centros de Controle de Zoonoses, Ministérios e Secretarias(Agricultura e Saúde).

Especializações: Clínica Médica, Controle de Zoonoses, Fiscalização Sanitária de Alimentos.

Clique aqui e veja os vestibulares na área da saúde com inscrições abertas.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor ISPED FECAP Univaço ITPAC Católica-TO
FAQUI FAJOP uniptan FIPECAFI Drummond Drummond Católica-TO EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(UDESC 2013) Um estudo divulgado em Washington, durante a 19ª Conferência Internacional da Aids, afirma que dois homens com HIV não apresentaram sinais do vírus por um período de 8 a 17 meses, respectivamente, depois de receberem transplantes de células-tronco devido a uma leucemia. (Disponível em: , Acessado em: 01/08/2012). Assinale a alternativa correta sobre o vírus do HIV:

O HIV é um vírus de DNA.
O HIV é um retrovírus.
A AIDS e o HIV são infecções micóticas causadas por vírus diferentes.
O vírus HIV, no organismo humano, infecta apenas a célula macrófago.
Há poucos estudos sobre o vírus HIV, pois ele é um organismo mutante que infecta apenas monócitos.