Biblioteconomia - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Biblioteconomia

Biblioteconomia

A Biblioteconomia, com sua arte e técnica, é o que pode nos ajudar a transformar um amontoado de papéis, documentos ou livros num arquivo, num banco de dados ou numa biblioteca.

O Bibliotecário tem um papel cada vez mais importante como mediador entre o homem e o conhecimento registrado. Utilizando modernas técnicas biblioteconômicas acopladas aos recursos da automação, torna-se o profissional um agente transformador, contribuindo para o desenvolvimento social, científico e tecnológico. A função de um Bibliotecário é a de planejar, gerenciar e operar sistemas de informação (bibliotecas, centros de informação, centros de documentação), onde existam livros, revistas, discos, filmes, documentos de patentes, mapas, fitas magnéticas. Catalogar, classificar, arquivar, registrar, atualizar e conservar são partes importantes desse trabalho. Ele analisa e processa os documentos, com base em sistemas e códigos internacionais, mediante classificação, codificação, catalogação e manutenção dos catálogos. Cuida da elaboração de resumos, sinopses, sumários, índices, vocabulários, glossários e cabeçalhos de assuntos, utilizando recursos de automação, como computadores, microfilmagem. Zela pelo acervo do material bibliográfico, conservação, restauração e encadernação. Orienta e realiza programas de instrução e treinamento de usuários, fontes de referência e recursos bibliográficos disponíveis na biblioteca, de forma que possa localizar o material de que necessita. Recupera informações através de processos semimecanizados e mecanizados. Presta assessoria aos serviços de editoração e publicação.

Facilidade de comunicação com o público, organização, metodologia, boa memória visual. atenção concentrada, meticulosidade, sociabilidade, raciocínio verbal e abstrato, capacidade de transmitir, argumentar, refletir idéias são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Escolas, bibliotecas, acervos, indústrias, bancos, empresas de comunicação, instituições de pesquisa, centros ou serviços de documentação e informação, museus, discotecas, cinematecas, vídeo- clubes, livrarias, editoras, galerias, centros de cultura e lazer.

Especializações: Conservação, organização, seleção e registro.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI

Receba dicas desta profissão no seu email



RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED UNITAU
FAGOC UNIFAN Newton Paiva SL Mandic FECAP São Camilo FAMINAS UniEvangélica UNISINOS Católica-TO

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(Fuvest 2014) Uma usina de reciclagem de plástico recebeu um lote de raspas de 2 tipos de plásticos, um deles com densidade 1,10 kg/L e outro com densidade 1,14 kg/L. Para efetuar a separação dos dois tipos de plásticos, foi necessário preparar 1000 L de uma solução de densidade apropriada, misturandoͲse volumes adequados de água (densidade = 1,00 kg/L) e de uma solução aquosa de NaCl,disponível no almoxarifado da usina, de densidade 1,25 kg/L. Esses volumes, em litros, podem ser, respectivamente,

900 e 100
800 e 200
500 e 500
200 e 800
100 e 900