Biblioteconomia - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Biblioteconomia

Biblioteconomia

A Biblioteconomia, com sua arte e técnica, é o que pode nos ajudar a transformar um amontoado de papéis, documentos ou livros num arquivo, num banco de dados ou numa biblioteca.

O Bibliotecário tem um papel cada vez mais importante como mediador entre o homem e o conhecimento registrado. Utilizando modernas técnicas biblioteconômicas acopladas aos recursos da automação, torna-se o profissional um agente transformador, contribuindo para o desenvolvimento social, científico e tecnológico. A função de um Bibliotecário é a de planejar, gerenciar e operar sistemas de informação (bibliotecas, centros de informação, centros de documentação), onde existam livros, revistas, discos, filmes, documentos de patentes, mapas, fitas magnéticas. Catalogar, classificar, arquivar, registrar, atualizar e conservar são partes importantes desse trabalho. Ele analisa e processa os documentos, com base em sistemas e códigos internacionais, mediante classificação, codificação, catalogação e manutenção dos catálogos. Cuida da elaboração de resumos, sinopses, sumários, índices, vocabulários, glossários e cabeçalhos de assuntos, utilizando recursos de automação, como computadores, microfilmagem. Zela pelo acervo do material bibliográfico, conservação, restauração e encadernação. Orienta e realiza programas de instrução e treinamento de usuários, fontes de referência e recursos bibliográficos disponíveis na biblioteca, de forma que possa localizar o material de que necessita. Recupera informações através de processos semimecanizados e mecanizados. Presta assessoria aos serviços de editoração e publicação.

Facilidade de comunicação com o público, organização, metodologia, boa memória visual. atenção concentrada, meticulosidade, sociabilidade, raciocínio verbal e abstrato, capacidade de transmitir, argumentar, refletir idéias são requisitos da profissão.

Campos de atuação: Escolas, bibliotecas, acervos, indústrias, bancos, empresas de comunicação, instituições de pesquisa, centros ou serviços de documentação e informação, museus, discotecas, cinematecas, vídeo- clubes, livrarias, editoras, galerias, centros de cultura e lazer.

Especializações: Conservação, organização, seleção e registro.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Outros conteúdos recomendados para você:

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | DATAS DO ENEM 2018

RECOMENDAMOS

Vestibular FMU Universidade São Francisco FIPECAFI.. FSA.. FECAP mandic FAMINAS Redentor Unifacisa
ITPAC UNIPAC UNIPTAN Unisinos Univaço IESVAP FAMP São Camilo