Ciências Contábeis - informações sobre mercado de trabalho e descrição da profissão Ciências Contábeis

Ciências Contábeis

A política econômica brasileira sofre mudanças constantes. As empresas são obrigadas, portanto, a fazer um planejamento contábil e financeiro bastante rigoroso. Por lei, todas as empresas - micro, médias e grandes - são obrigadas a ter um contador controlando suas finanças. Em virtude destes fatores, desde o nascimento de uma empresa, por menor que ela seja o contabilista é um dos seus funcionários fundamentais.

É o contabilista que planeja, coordena e controla as contas e os lançamentos da empresa, formando um quadro geral do patrimônio, dos fluxos de transações, de produção e de renda, elabora o balanço financeiro, analisa o desempenho econômico e financeiro do negócio, controla com exatidão os seus custos, organiza e gerencia todos os serviços de contabilidade, tributação e planejamento fiscal, realiza auditorias e perícias. É com base neste trabalho que o empresário toma decisões sobre o rumo dos seus negócios. Esta é uma área que exige constante aperfeiçoamento, pois a cada novo imposto ou mudança fiscal, o profissional deve estar atualizado.

Raciocínio abstrato, meticulosidade, habilidade numérica, atenção concentrada, exatidão, boa memória, iniciativa, sociabilidade são requisitos da profissão.

Especializações: Contabilidade Econômica, Contabilidade Administrativa, Auditoria, Contabilidade Tributária, Contabilidade jurídica, Perícia Contábil, Contabilidade Política, Contabilidade Pública, Contabilidade Geral, Contabilidade Agropecuária, Contabilidade de Cooperativas, Ensino, Contabilidade de Custos, Contabilidade Bancária.

Campos de atuação: Empresas de auditoria e consultoria, bancos repartições públicas, empresas comerciais e industriais.

Veja o texto de outras profissões

Faça agora o teste vocacional online e gratuito!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE E PREPARE-SE PARA O VESTIBULAR

Receba dicas desta profissão no seu email

RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor ISPED FECAP Univaço ITPAC Católica-TO
FAQUI FAJOP uniptan FIPECAFI Drummond Drummond Católica-TO EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
->

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(Unesp 2013) As medições da elevação do nível dos mares e oceanos feitas por mareógrafos ao longo da costa, no período de 1880 a 2000, mostram que o nível global destes subiu a uma taxa média de 1,7 cm por década. Já as medições realizadas por altímetros-radares a bordo de satélites de sensoriamento remoto, para o período de 1990 a 2000, indicam que o nível subiu a uma taxa média de 3,1 cm por década. Admitindo que as condições climáticas que provocam esta elevação não se alterem nos próximos 50 anos, o nível global dos mares e oceanos deverá subir nesse período, em cm, entre:

8,5 e 15,5.
6,5 e 13,5.
7,5 e 10,5.
5,5 e 10,5.
5,5 e 15,5.