Como escrever um bom texto?

Confira algumas dicas que irão te ajudar a fazer uma boa redação nos vestibulares!

Como escrever um bom texto?
Publicado em 17/11/07

Na hora de fazer uma redação muitos candidatos adotam fórmulas prontas para escrever, dentro de esquemas pré-estabelecidos, que muitas vezes não agradam a banca examidadora e assim podem prejudicar o desempenho no vestibular.

O que se espera do candidato é muito simples: que elabore um texto que tenha coerência, argumentos bem desenvolvidos e uma linha de raciocínio adequada. Pensando nisso, o sejabixo! preparou algumas dicas para que você não caia nessa armadilha e escreva um texto nota 10!

1- Escreva um texto simples e com idéias claras

Procure desenvolver seus argumentos de uma maneira clara e coesa. Não é necessário nem recomendável que se dê mostras de erudição. Os avaliadores dos vestibulares apenas querem ver se você sabe argumentar. Suas idéias devem ser expostas de uma forma clara para que o avaliador entenda o que está escrito.

2- Faça um texto coerente

Os argumentos do seu texto devem obedecer a uma linha de raciocínio lógica. Desenvolva um determinado assunto até o fim e somente depois inicie outro. Caso contrário, o texto vai ficar confuso e difícil de ser compreendido.

3- Não fuja do tema proposto

Atenha-se ao que foi pedido no enunciado da redação. Por mais bem escrito que seu texto for, se ele fugir do tema, a nota será zero!

4- Seja uma pessoa bem informada

Procure ler jornais e revistas para aumentar sua visão de mundo. O vestibulando bem informado produz um texto mais rico e diversificado. Não dá pra escrever sobre um assunto que você nem sabe do que se trata. Portanto leia bastante e esteja sempre por dentro das últimas notícias.




EM DESTAQUE NO SEJABIXO:

ACESSO RÁPIDO

VESTIBULARES COM INSCRIÇÕES ABERTAS | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(ESPM) Um empréstimo de R$ 10000,00 foi pago em 5 parcelas mensais, sendo a primeira, de R$ 2000,00, efetuada 30 dias após e as demais com um acréscimo de 10% em relação à anterior. Pode-se concluir que a taxa mensal de juros simples ocorrida nessa transação foi de aproximadamente:

2,78%
5,24%
3,28%
6,65%
4,42%