Tensões e Vestibular

Em ano de vestibular, muitos sentimentos afloram: medo, ansiedade, tensão, alívio, angústia. Enfim, vive-se em meio a um turbilhão de emoções

Publicado em 12/04/11

* Fonte: site do Oficina do Estudante - www.oficinadoestudante.com.br

Em ano de vestibular, muitos sentimentos afloram: medo, ansiedade, tensão, alívio, angústia. Enfim, vive-se em meio a um turbilhão de emoções.

Ano de vestibular é assim mesmo. É ano de decisão, de tomada de rumo, de reorganização interna e externa. Por isso, surgem dúvidas e incertezas, que são bastante parecidas entre todos os vestibulandos: "Será que eu vou passar? E se eu não passar, repito todo o cursinho ou faço um semi-intensivo no ano que vem? Arranjo um trabalho ou faço uma viagem? Como vou lidar com uma possível decepção? E se entrar na universidade e perceber que o curso que escolhi não é bem o que eu imaginava?"

Os pais de vestibulandos, por sua vez, também não ficam atrás. Mas as suas dúvidas são outras: "Faço planos com meu filho? Preparo-o para uma possível decepção e corro o risco de ele achar que não estou colocando fé na sua capacidade? E no dia, deixo uma festa engatilhada ou aguardo o resultado?

E se ele passar, vai dar tempo de organizar a festa que meu filho tanto merece?"

Além disso, tanto os vestibulandos quanto os seus pais muitas vezes se preocupam muito com o desempenho intelectual e não dão muita importância ao lado emocional.

E o que é possível fazer para vencer esse inimigo? Em primeiro lugar, é necessário que, ao invés de antecipar possíveis acontecimentos, nos atenhamos ao agora. Temos que lidar com o momento presente, cultivar o hoje para depois pensar no amanhã.

Isso por si só já contribui para a diminuição da ansiedade.

O vestibular está se aproximando, é claro, e representa um grande desafio. Mas é fundamental que pais e filhos recordem que já venceram muitos outros: o primeiro dia de aula, a primeira apresentação, o time, a namorada, o segundo grau... Tudo isso também não são grandes conquistas? Encarar cada momento com naturalidade e torná-lo especial devem ser as primeiras atitudes a serem tomadas.

Assim, podemos perceber que o vestibular de fato seleciona. Seleciona os mais determinados, os que melhor aproveitam as chances sociais que tiveram, os de maior controle emocional, os com mais facilidade de suportar frustrações e postergar desejos... numa palavra os que estudam com senso de realidade na justa medida na necessidade para o curso que elegerem disputar uma vaga.

Também deve-se procurar falar sobre outros assuntos e fazer programas bastante diferentes dos atuais. Isso ativa outras partes do cérebro, além de aliviar o stress.

Outro ponto vital para o vestibulando é a união da família, pois ele fica bastante vulnerável nesse período e precisa, acima de tudo, sentir-se apoiado e não cobrado.

Confie em si mesmo. Acredite! Não espere. Faça acontecer!

Dra. Juliana Nanni

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..