vestibular e enem é no sejabixo!
 
sábado, 25 de outubro de 2014
redes swidth=
 

 

Untitled Document mapa do vestibulando sejabixo!
newsletter sejabixo!
newsletter sejabixo!
Veja datas de inscrições e provas de vestibulares de todo o Brasil
MULTIMÍDIA
O Prof. Paulo Ortiz, Coordenador do Curso de Administração do Unisal - Santa Teresinha, fala sobre o novo perfil do administrador exigido pelo mercado de trabalho
RECOMENDAÇÃO
newsletter sejabixo! Vestibular 2015
Cásper Líbero
Inscrições abertas
ENQUETE
Você está fazendo alguma preparação específica para as provas do ENEM?
SIM NÃO
BUSCA DE NOTÍCIAS

ACESSO RÁPIDO
desafio do dia - questões de vestibularesDicas de preparação para os vestibularesSimulado Online
DESTAQUES
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto

24/10/14 Unesp divulga locais de prova da 1ª Fase do Vestibular 2015
24/10/14 UNISAL aceita inscrições para o Curso de Engenharia Civil
24/10/14 Católica do Tocantins libera resultado oficial do Vestibular 2015
24/10/14 UNIABEU aceita inscrições para Processo Seletivo 2015
24/10/14 Vestibular 2015/1 da UPIS está com as inscrições abertas
24/10/14 EMESCAM inscreve para o Processo Seletivo Agendado
24/10/14 ISCA Faculdades recebe inscrições para o Processo Seletivo 2015

 

 

Veja sugestões para desenvolver o auto-controle e, por conseguinte, melhorar o desempenho nas provas vestibulares


Documento sem título

publicidade:
* Fonte: site do Oficinado do Estudante - www.oficinadoestudante.com.br

O psicólogo Reginaldo Aguiar apresenta as seguintes sugestões para desenvolver o auto-controle e, por conseguinte, melhorar o desempenho nas provas vestibulares:

- Desenvolver repertório social: Isso envolve aprender a dizer "não" sem se sentir culpado ou achar que magoou; parar de querer agradar a todos porque é um desgaste enorme e pedir ajuda sempre que necessário às pessoas certas.

- Tarefas de cada vez: Concentrar-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam as suas capacidades cognitivas, você se exaure.

- Responsabilidade: Abrir mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias e o palhaço da turma.

- Esperar acalmar: Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

- Flexibilidade: Entender que princípios, regras rígidas e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca. A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.

- Pessoas afetivas: É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar muito longe.

- Momento certo: Saber a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

- Não ficar sob controle de opiniões alheias destrutivas: Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem e filtre com uma boa análise sem qualquer convencimento.

- Competição: A verdadeira competição envolve você com você mesmo.

- Planejamento: Abraham Lincoln teria dito que, se tivesse oito horas para cortar uma árvore, gastaria várias dessas horas para afiar seu machado.

- A metáfora do recarregar as baterias:

a) Pausas e ócio: Fazer pausas de dez minutos a cada duas horas de estudo. Repetir essas pausas na vida diária em algumas vezes para refletir e outras para não pensar em nada. Como dizia Nietzsche (1878): "Todos os homens se dividem, em todos os tempos e também hoje, em escravos e livres; pois aquele que não tem dois terços do dia para si é escravo, não importa o que seja: estadista, comerciante, funcionário ou erudito."

b) Lazer: Uma hora de intenso prazer pode vir a substituir com folga 3 horas de sono perdido. O prazer pode recompor mais que o sono em algumas situações. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se...

c) Prazeres cotidianos: Descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

d) Planejamento com folgas: Planejar o seu dia, sim, mas deixar sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.

e) Relaxamento e meditação.

* Reginaldo do Carmo Aguiar CRP: 06/85946. Especialista em Terapia Comportamental É psicólogo clínico comportamental, analista do comportamento e estudioso do Comportamento e das Neurociências. É psicoterapeuta de crianças, adolescentes, adultos e idosos. - Email: reginaldoufu@yahoo.com.br E-mail alternativo: psicopoesia@yahoo.com.br / Site/blog: www.psicopoesia.blogspot.com/


Documento sem título

CONTATO | ANUNCIE | QUEM SOMOS | ASSINE O NEWSLETTER ||||| OUTROS SITES: ||| Calendário do Vestibular | Tudo sobre Enem | Dicas Profissionais