vestibular e enem é no sejabixo!
 
sábado, 20 de setembro de 2014
redes swidth=
 

 

Untitled Document mapa do vestibulando sejabixo!
newsletter sejabixo!
newsletter sejabixo!
Veja datas de inscrições e provas de vestibulares de todo o Brasil
RECOMENDAÇÃO
newsletter sejabixo! Conhecer novas culturas e ter apoio para propor ideias inovadoras. Venha ser plural com a PUC. Acesse pucpr.br/vestibular e inscreva-se
ENQUETE
Você ainda tem dúvidas sobre qual profissão seguir?
SIM NÃO
BUSCA DE NOTÍCIAS

ACESSO RÁPIDO
desafio do dia - questões de vestibularesDicas de preparação para os vestibularesSimulado Online
DESTAQUES
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto

19/09/14 Inscrições para Vestibular da Católica do Tocantins estão abertas
19/09/14 FAAP passa a adotar também a nota do Enem no Vestibular
19/09/14 UNEB divulga selecionados para isenção da taxa de inscrição do Vestibular
19/09/14 Vestibular 2014/2015 da UFPR aceita inscrições somente até hoje (19)
19/09/14 FIAP anuncia Maratona de Aplicativos com apoio do Google
19/09/14 Inscrições do Vestibular Unifesp 2015 - Sistema Misto começam dia 22/09
19/09/14 UNIFESO: inscrições abertas para o Vestibular de Verão

 

 

Veja sugestões para desenvolver o auto-controle e, por conseguinte, melhorar o desempenho nas provas vestibulares


Documento sem título

publicidade:
* Fonte: site do Oficinado do Estudante - www.oficinadoestudante.com.br

O psicólogo Reginaldo Aguiar apresenta as seguintes sugestões para desenvolver o auto-controle e, por conseguinte, melhorar o desempenho nas provas vestibulares:

- Desenvolver repertório social: Isso envolve aprender a dizer "não" sem se sentir culpado ou achar que magoou; parar de querer agradar a todos porque é um desgaste enorme e pedir ajuda sempre que necessário às pessoas certas.

- Tarefas de cada vez: Concentrar-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam as suas capacidades cognitivas, você se exaure.

- Responsabilidade: Abrir mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias e o palhaço da turma.

- Esperar acalmar: Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

- Flexibilidade: Entender que princípios, regras rígidas e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca. A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.

- Pessoas afetivas: É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar muito longe.

- Momento certo: Saber a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

- Não ficar sob controle de opiniões alheias destrutivas: Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem e filtre com uma boa análise sem qualquer convencimento.

- Competição: A verdadeira competição envolve você com você mesmo.

- Planejamento: Abraham Lincoln teria dito que, se tivesse oito horas para cortar uma árvore, gastaria várias dessas horas para afiar seu machado.

- A metáfora do recarregar as baterias:

a) Pausas e ócio: Fazer pausas de dez minutos a cada duas horas de estudo. Repetir essas pausas na vida diária em algumas vezes para refletir e outras para não pensar em nada. Como dizia Nietzsche (1878): "Todos os homens se dividem, em todos os tempos e também hoje, em escravos e livres; pois aquele que não tem dois terços do dia para si é escravo, não importa o que seja: estadista, comerciante, funcionário ou erudito."

b) Lazer: Uma hora de intenso prazer pode vir a substituir com folga 3 horas de sono perdido. O prazer pode recompor mais que o sono em algumas situações. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se...

c) Prazeres cotidianos: Descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

d) Planejamento com folgas: Planejar o seu dia, sim, mas deixar sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.

e) Relaxamento e meditação.

* Reginaldo do Carmo Aguiar CRP: 06/85946. Especialista em Terapia Comportamental É psicólogo clínico comportamental, analista do comportamento e estudioso do Comportamento e das Neurociências. É psicoterapeuta de crianças, adolescentes, adultos e idosos. - Email: reginaldoufu@yahoo.com.br E-mail alternativo: psicopoesia@yahoo.com.br / Site/blog: www.psicopoesia.blogspot.com/


Documento sem título

CONTATO | ANUNCIE | QUEM SOMOS | ASSINE O NEWSLETTER ||||| OUTROS SITES: ||| Calendário do Vestibular | Tudo sobre Enem | Dicas Profissionais