A indecisão na hora da escolha

O que Economia pode ter a ver com Direito? Ou Medicina com Comércio Exterior? Na teoria, nada. Mas, para muitos vestibulandos, apesar de tão distintas, escolher entre uma ou outra dessas profissões é um enigma bastante complexo

Publicado em 06/09/11

O que Economia pode ter a ver com Direito? Ou Medicina com Comércio Exterior? Na teoria, nada. Mas, para muitos vestibulandos, apesar de tão distintas, escolher entre uma ou outra dessas profissões é um enigma bastante complexo e com pouco tempo para ser desvendado.

Todos os anos as pesquisas apontam um volume alto de indecisão na hora de escolher o curso ou uma carreira para seguir. Na infância, a clássica pergunta "o que você vai ser quando crescer?" não assusta. Mas, ao final da adolescência, o futuro chega de repente e, parece, que todo o universo nos cobra a atitude crucial de decidir o caminho para toda a vida. Quem já chegou ao mercado de trabalho sabe o que o caráter definitivo e urgente dessa decisão não é tão real assim. Afinal, muita gente desiste no meio do curso ou vira a mesa depois de passar anos numa profissão e vai, finalmente fazer sucesso em outra freguesia. Para os vestibulandos é assim que o quadro se apresenta. O exame transformou-se num rito de passagem para a vida adulta e, por isso, devorar apostilas e enfrentar simulados fica ainda mais pesado.

Barbara Cordeiro, de 16 anos, aluna do Colégio SESI FESP, faz parte desse contingente de indecisos. "Ainda estou indecisa se vou fazer Economia, Direito, Administração ou Marketing. É uma decisão muito difícil porque é como se fosse um casamento, é uma profissão para a vida inteira", diz a aluna do 3º ano. Bárbara acredita que metade de sua turma também não se decidiu sobre a carreira. "Muita gente está entre uma e outra carreira. Decididos, mesmo, são bem poucos".

Brendon Coelho, também com 16 anos, diz que a família sugere que ele espere um pouco mais até decidir que curso fazer. "Eu tenho dúvidas sobre qual curso fazer. Minha família sugere que eu procure por algum trabalho, sinta e entenda o mercado fazendo alguma coisa que eu goste até eu conseguir tomar a decisão certa".

Prestes a se formar na primeira turma do curso de Direito da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), Rafaela Miranda Motta, de 23 anos conta que também passou por momentos de insegurança. "Na verdade tem um pouco de pressão dos pais, sobre o que eles esperam que você escolha. Em relação ao curso eu sabia desde o começo que seria Direito, mas confesso que há uma indecisão grande sobre o que fazer no futuro", conta a aluna.

Rafaela trabalha ha seis anos na procuradoria jurídica do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR).

Para o secretário executivo da FESP, professor Elcio Orlando Calegari, uma dica importante para evitar tanto stress e indecisões é o jovem procurar por um curso que se aproxime do que ele de fato gosta de fazer. "O grande problema é que o jovem nunca trabalhou. E essa inexperiência acaba aumentando as incertezas, as dúvidas pelo fato dele desconhecer as rotinas do trabalho, o mercado e o dia a dia da profissão. A grande dica é o jovem procurar por um curso, entender e tentar conhecer a realidade e as rotinas deste profissional. O importante é sempre fazer o que gosta, indiferente de qual curso", explica Calegari.

Utilizar a faculdade não para definir uma carreira, mas como fonte de conhecimento é também um conselho que o professor dá para os jovens vestibulandos. "Hoje, jovens com 20 ou 22 anos já estão formados. O aluno deve pensar que está escolhendo um curso de formação e não selando seu destino. Há centenas de advogados, engenheiros e médicos que não trabalham em sua área. Por isso, hoje, é tão importante fazer o que gosta, mesmo contrariando as vontades e os desejos profissionais esperados pelos pais", aponta o professor.

Durante o processo seletivo para o Vestibular de Verão FESP (ww.fesppr.br), serão desenvolvidas atividades e oficinas de carreiras onde centenas de jovens poderão conhecer de perto o perfil profissional e as rotinas diárias dos cursos e carreiras oferecidos pela faculdade. Um dos principais objetivos é levar informação facilitando o momento de escolha e garantindo que o calouro

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..