ENEM: Uma nova porta de entrada para as Universidades Federais

Exame ganha cada vez mais importância entre os estudantes que concorrem a vagas pelo SISU

Publicado em 07/10/11

Os estudantes brasileiros ainda acreditam no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Embora as duas últimas edições tenham apresentado uma série de problemas, o número de inscrições para o ENEM 2011 aumentou significativamente em relação ao exame do ano passado.

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o ENEM deste ano será aplicado a cerca de 5,3 milhões de estudantes em todo o país. No ano passado, 4,6 milhões de estudantes realizaram a prova.

Atualmente utilizado como processo seletivo de mais de mil instituições de Ensino Superior públicas e privadas do país, o ENEM também é critério fundamental na seleção para bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e para o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Equívocos e desorganização

Desde que se tornou exame de principal acesso a instituições de ensino superior, o ENEM tem passado por alguns problemas que poderiam causar descrença entre os estudantes. O primeiro foi a tentativa de fraude de 2009, quando funcionários da gráfica que imprimia o ENEM furtaram um exemplar da prova e o conteúdo veio a público antes de sua aplicação. O exame foi refeito, gerando um custo de 40 milhões de reais ao Ministério de Educação.

Em agosto de 2010, por uma falha do INEP, dados pessoais de 12 milhões de estudantes ficaram disponíveis na internet por cerca de três horas. Outros problemas graves foram registrados na aplicação da prova. O enunciado de todos os 3,3 milhões de provas instruía os alunos a preencher a folha de respostas na ordem errada, mais de 30 mil provas traziam perguntas repetidas ou questões a menos, além de problemas de conteúdo, erros conceituais e imprecisões no enunciado.

Federais e SISU

Mas o histórico de problemas recentes não prejudicou a credibilidade do ENEM. O aumento no número de inscritos acompanha o aumento do número de vagas oferecidas pelas universidades federais através do SISU, o Sistema de Seleção Unificada, em que os candidatos são selecionados exclusivamente através das notas obtidas no ENEM.

"A complexidade logística da realização do ENEM é muito grande e a implementação das mudanças de forma abrupta pelo MEC, em 2009, levaram aos problemas apresentados nos dois últimos anos. Todavia, é inegável o aumento da importância do exame, pelo fato de servir de base para a seleção de grande parte das universidades públicas federais. Todo vestibulando, que deseja uma vaga em uma instituição pública, tem de fazer o ENEM, daí o aumento progressivo no número de inscrições", afirma o diretor pedagógico do Curso e Colégio Oficina do Estudante, Célio Tasinafo.

Para o estudante Willian Moura de Lima, de 18 anos, o aumento no número de universidades que estão aderindo ao SISU credibiliza o ENEM. "Eu acredito que não haverá problemas no ENEM deste ano. Universidades importantes passaram a utilizar as notas do exame no processo seletivo, então acho que, por esse motivo, o ENEM será cada vez mais difícil e mais sério", afirma Willian Moura de Lima, de 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Oficina do Estudante.

Neste ano, pelo menos 30 universidades federais devem selecionar seus candidatos através do SISU. As adesões mais recentes foram da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), em Minas Gerais.

Em 2011, 83.000 vagas foram oferecidas pelo SISU. O número de vagas para 2012 ainda não foi definido, já que muitas universidades ainda estão em processo de decisão, mas só a adesão da tradicional UFRJ já amplia o número de vagas significativamente.

Para o estudante Henrique Alves Galante, de 19 anos, o ENEM será a única oportunidade de entrar no curso de Engenharia Elétrica da UFSCAR, que utiliza o SISU. "Eu só vou prestar o ENEM porque estou buscando uma vaga na UFSCAR", diz ele, que já terminou o Ensino Médio e atualmente faz o segundo ano do cursinho

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..