Medo de arriscar?

Ansiosos, confusos, assustados. É assim que a maioria dos jovens se sentem ao se depararem com a escolha profissional. O que fazer?

Publicado em 09/04/12

Ansiosos, confusos, assustados. É assim que a maioria dos jovens se sentem ao se depararem com a escolha profissional. O que fazer? Vem a angustia e o desespero incomodar. Olha-se para todos os lados e nada é tão interessante como era na infância, quando se perguntava: - O que quer ser quando crescer? E sem pensar muito, dizia que iria ser médico, bombeiro, professor, piloto, mas tudo agora mudou. A infância passou e a hora chegou, porém as dúvidas vieram juntas.

Essa insegurança diante da escolha é comum e até saudável, prudente, pois demonstra também, uma certa maturidade de alguém que está passando por uma transição e se preocupa com o desconhecido, sem contar, que é um grande passo do jovem, por isso afirmo é aceitável que a preocupação ocorra. E o acerto seja algo muito almejado.

Então reforço, tenham calma e lembrem-se que essa escolha por mais importante que seja, não é estática, e nem necessariamente precisa ser definitiva, pensando assim diminui a pressão e a ansiedade que os inquieta e/ou intimidam. A emoção dá espaço a razão e assim a tendência é diminuir os riscos. Pensem que muitos caminhos poderão aparecer durante o curso escolhido, o mercado às vezes muda, tudo é dinâmico e nós aprendemos a nos adaptar conforme a necessidade, somos flexíveis, isso é uma qualidade não se esqueçam. Por isso não tenham medo de fazer uma escolha agora, ousem naquilo que acreditam, com coerência claro, e nunca deixem de acreditar nos seus potenciais, e o medo nos poda, nos paralisa, nos limita, e quem quer ser limitado nos dias de hoje???

Li uma frase em uma revista de Recursos Humanos esses dias que dizia: "Toda carreira baseia-se no que temos de Bom", Pensem nisso, acredito que possa ser o ponta pé inicial para fazermos qualquer escolha.

Até mais pessoal....

* Daniela Garcia - Psicóloga Clínica atendimento terapêutico - Crianças, Adolescentes e Adultos. - Consultora de Planejamento de Carreira e Orientação Profissional

* Fonte: site da Oficina do Estudante: oficinadoestudante.com.br.





RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..