É isso que eu quero?

Ficar indeciso em relação à sua futura profissão é algo comum. Saiba como contornar esse problema

Publicado em 14/05/12

Saber qual o rumo que você irá tomar na universidade é sempre um grande desafio. A indecisão é um dos principais problemas que os vestibulandos enfrentam na hora de escolher a sua futura profissão.

A estudante Natália, de 17 anos, é um exemplo dessa dúvida. Natália prestou Publicidade e Propaganda no final de 2011, mas não se sentia segura em relação ao curso. "Logo no primeiro semestre, percebi que Publicidade e Propaganda não era o que eu planejava para o meu futuro, não era o que eu me enxergava fazendo como minha carreira", afirmou.

Na época, ela só prestou Publicidade e Propaganda, mesmo indecisa se deveria tentar Psicologia também. Muitas vezes, o candidato deixa de lado aquilo que gosta, para prestar o que parece ser mais promissor como carreira. Segundo ela, os motivos pelos quais ela optou por Publicidade e Propaganda foram os atrativos de uma carreira futura e a grande demanda do mercado de trabalho. "Prestei porque no momento achei que seria o ideal, por ser um curso com muitas vertentes e muito dinâmico. É uma ótima opção pra quem quer trabalhar na área de comunicação. Só não era o que eu queria", comentou.

Depois de toda a confusão, a estudante escolheu trocar de direção. Agora, no segundo semestre de 2012, ela vai começar Psicologia, o curso que ela havia cogitado antes. "Prestei Psicologia agora, pois também sempre me interessei por esse curso, pela área da saúde e pelo fato de juntar humanas com biológicas. Espero me encontrar e alcançar as expectativas que almejo", concluiu.

Não se preocupe se você estiver com dúvidas ou indeciso sobre o que quer. É mais comum do que parece. A escolha da futura profissão é algo sério, mas ao mesmo tempo deve ser prazeroso. Você precisa se sentir seguro em relação a sua decisão. Se houver dúvidas, observe com calma se é isso mesmo que você quer. Por isso, não tenha pressa em pensar, analisar e escolher o curso que você irá prestar. Se a sua situação for igual a da Natália, não se desespere. Assim como ela, você pode mudar isso e correr atrás daquilo que você realmente quer. Boa sorte!

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..