Leitura e os livros obrigatórios

Entenda porque é importante manter a leitura atualizada para o vestibular

Publicado em 03/07/12

por Aline Narezzi

A leitura obrigatória é uma das partes mais importantes da preparação do estudante para a prova do vestibular. A maioria das grandes universidades possuem uma lista de obras recomendadas para suas provas e exigem alguns conhecimentos básicos sobre os livros. Mas como será que anda a leitura do vestibulando?

As escolas procuram auxiliar os vestibulandos, exigindo em sua grade curricular as leituras obrigatórias dos vestibulares. Essa medida pode ser uma das ações que ajudam a estimular a leitura. A estudante Helena Fonseca, 17 anos, afirmou que ler as obras obrigatórias ficou mais fácil graças a leitura da escola. "A maioria dos livros obrigatórios eu li na escola, mas como a lista de livros sofreu algumas mudanças, tenho algumas obras para ler ainda", comentou. O estudante Sandro Fernandes, 17 anos, não tem o hábito de realizar grandes leituras, mas com os livros exigidos na escola ele não deixa os livros de lado. "Os livros que são pedidos eu leio, pois são obrigatórios na escola", afirmou.

Mesmo não recomendados pelos professores, existem muitos resumos das leituras obrigatórias. Muitas vezes, fornecem somente o enredo do livro e não mostram o olhar crítico exigido para a prova. Mas quando o assunto é encurtar a leitura, Helena fala como eles podem ajudar. "Se você escolhe bons resumos, eles podem ser grandes aliados. Mas não eliminam o fato de que é muito melhor ler o livro mesmo", disse a estudante.

Aqui no sejabixo! tem a seção do Tô Ralando!. Não deixe de conferir o texto sobre Livros Obrigatórios da colunista Marina Fernandes, e as Aulas Online de Literatura. Fique atualizado para o vestibular e mantenha a sua leitura em dia!

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..