As Redes Sociais e o Vestibular

Afinal, as Redes Sociais são aliadas ou podem atrapalhar os estudos para o vestibular?

As Redes Sociais e o Vestibular
Publicado em 10/07/12

* por Karen Fukuyama

É fato que nos dias de hoje, dentre tantas ferramentas de busca e troca de informações, as Redes Sociais acabam ocupando um grande espaço no nosso dia a dia, de modo geral, por facilitarem o acesso e troca de milhões de informações de forma quase instantânea. Há, porém, o lado negativo dessa afirmação, há dúvidas quanto a se há realmente vantagens trazidas pela facilidade de acesso e uso das informações ou se isso acaba se tornando um problema para o usuário na hora de utilizá-las.

Foi pensando nos vestibulandos, que precisam estar bem informados quanto a tudo o que acontece especialmente no que pode ajudar nos seus estudos e preparativos para as provas, que produzimos esta entrevista com a Especialista em Mídias Sociais, Alessandra Sleiman, para falar sobre a relação entre as Redes Sociais e o Vestibulando e dar dicas como fazer que as redes sociais sejam uma fonte valiosa de estudos. Confira a entrevista:

sejabixo!: As redes sociais ajudam ou acabam atrapalhando na hora de estudar?

Alessandra: Ajudam. Pois nelas é possível a troca de informações entre os estudantes e conhecedores da área. É possível também visitar páginas relacionadas ao assunto como museus, história, medicina, ciência e tirar dúvidas de ultima hora.

sejabixo!: Como fazer para que as redes sociais se tornem uma fonte valiosa de para os vestibulandos?

Alessandra: O importante é sempre interagir com outras pessoas. Trocar informações. Esse é o propósito das redes sociais onde pessoas com o mesmo interesse se encontram para trocar informações. E assim a dúvida do seu colega, pode ser a sua também. As redes sociais oferecem hoje além de páginas específicas grupos de discussões. É preciso saber tirar proveito dessa ferramenta.

sejabixo!: Será que os estudantes acabam substituindo a conversa pessoal com os professores e demais colegas e até mesmo deixando de lado outras fontes de atualização, para ficarem apenas com as consultas nas redes sociais?

Alessandra: As redes sociais funcionam como mais uma ferramenta de apoio. Nunca devem substituir outras formas de estudo e a conversa direta com o professor. Devem funcionar como mais um meio de informações para agregar conteúdo.

sejabixo!: Quais são os cuidados e recomendações que você dá para os estudantes do ensino médio na hora de usar as redes sociais?

Alessandra: Primeiramente, utilizem as redes sociais de forma ética e legal; quando bem utilizadas, elas podem ser uma fonte muito rica de informações. Em segundo lugar, sugiro que participem de grupos de discussões, comunidades e sigam páginas com conteúdos relevantes. Terceiro, selecionem previamente as páginas que irão seguir para que organizem as informações que receberão. Lembre-se que seguir muitas páginas pode confundir você ao receber muitas atualizações de conteúdos diversos. E por fim lembrar-se sempre que quantidade não é qualidade.

* Karen Fukuyama é Jornalista e Diretora de Conteúdo do sejabixo!




EM DESTAQUE NO SEJABIXO:

ACESSO RÁPIDO

VESTIBULARES COM INSCRIÇÕES ABERTAS | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE

DESAFIO DO DIA - SIMULADO ONLINE DIÁRIO

(UDESC 2013) No processo de inspiração, o ar rico em __________ é filtrado, aquecido e umedecido quando passa pelas vias respiratórias, sendo levado __________. No pulmão o __________ do ar inspirado entra na circulação sanguínea. O dióxido de carbono do sangue __________ é liberado nos__________ para que seja eliminado com o ar expirado. Assinale a alternativa que preenche corretamente, na sequência, os espaços em branco no texto acima:

oxigênio - aos pulmões - oxigênio - venoso - alvéolos
dióxido de carbono - aos pulmões - oxigênio - arterial - alvéolos
dióxido de carbono - à traqueia - dióxido de carbono - arterial - alvéolos
oxigênio - à traqueia - oxigênio - arterial - alvéolos
oxigênio - aos pulmões - dióxido de carbono - venoso - alvéolos