Férias de Vestibulando

Faltando pouco tempo para o vestibular de verão 2013, alunos ignoram as férias e partem para os estudos

Publicado em 12/07/12

Com a proximidade dos vestibulares mais concorridos, os futuros calouros deixam de lado a programação das férias, viagem com a família e passeios com amigos e comprometem-se com os estudos, em busca da tão esperada vaga na universidade. De acordo com o diretor pedagógico do pré-vestibular Acesso, Ivo Lessa Filho, esta rotina vem se tornando comum, mas descansar em pelo menos 30% do período de férias faz-se necessário. "Quando chega o fim do semestre, o aluno está estafado. É preciso refrescar um pouco, conciliando os estudos ao período de descanso", destaca o professor, que complementa dizendo que o horário de estudo não deve ser menor que quatro horas diárias.

A recomendação é clara: manter o ritmo, mas com menos intensidade. Assistir um bom filme, ver uma peça de teatro, praticar esportes, entre outras atividades, também servem como complemento, pois ajudam o vestibulando a "fugir da rotina", propiciando a eles um ambiente distinto da correria nas salas e das madrugadas de estudos.

Organização também é palavra chave na hora de estudar nas férias. Para isso, a dica da diretora pedagógica do Curso Apogeu, Izabel Fujita, é a elaboração de um cronograma, planejando o tempo para o descanso e o estudo. "A orientação que sempre dou aos vestibulandos nas férias é que o lazer é importante, mas é preciso dosar. Fazer o que gosta num momento do dia e não deixar de lado os estudos" destaca.

De acordo com a aluna Isabele Gonçalves, o fato de o vestibular estar se aproximando causa certa ansiedade, impulsionando cada vez mais os estudos. "Hoje, passo o dia inteiro na sala de estudos do cursinho. Lá, temos monitores disponíveis em tempo integral, que nos ajudam com as dificuldades", relata a candidata ao curso de Medicina Veterinária.

Para Ana Cláudia Ferreira, candidata ao curso de Psicologia, este é o momento de estudar e rever conteúdos de relevância. "Estou um passo a frente dos meus colegas. Aproveitei o período de férias para estudar, mas nem parece que estou em sala de aula, a didática do curso é bem descontraída", salienta a estudante de 17 anos, que se matriculou num curso intensivo de Química, durante o período de férias.

Cursos como este são oferecidos durante todo o ano no Espaço Evidência, para suprir as necessidades específicas dos estudantes, que possuem maior dificuldade em uma ou outra disciplina. O diretor pedagógico da instituição, Lawrence Chiu, afirma que nas férias de julho, a procura por cursos ligados às disciplinas do vestibular aumenta em mais de 50%.

* Serviço

* Cursos intensivos de férias - Espaço Evidência - Av. Visconde de Guarapuava 3.575 - Curitiba | PR , Centro - (41) 3076-6668 ou www.espacoevidencia.com.br

* Semiextensivo - Acesso - Rua André de Barros, 678 - Curitiba | PR , Centro - (41) 3016-2629 ou www.cursoacesso.com.br

* Semiextensivo Apogeu - Rua Visconde de Guarapuava 3.414 - Curitiba | PR , Centro - (41) 3015-9694 ou www.cursoapogeu.com.br.

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..