vestibular e enem é no sejabixo!
 
quarta-feira, 16 de abril de 2014
 

 

Untitled Document mapa do vestibulando sejabixo!newsletter sejabixo!
SEJABIXOTV!
Dicas para a escolha da Carreira
REDES SOCIAIS
redes sociais
ENQUETE
Você acha que sua preparação para o vestibular está sendo ideal?
SIM NÃO
BUSCA DE NOTÍCIAS

ACESSO RÁPIDO
desafio do dia - questões de vestibularesDicas de preparação para os vestibularesSimulado Online
DESTAQUES
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto

 

 

Dicas de como fazer uma boa redação!

Documento sem título

Entenda a importância dos temas e confira algumas redações dos vestibulares de inverno deste ano

publicidade:
* por Aline Narezzi

A Redação é, na maioria dos casos, o "bicho-papão" dos vestibulares. Praticamente em todas as universidades há um peso maior para a nota da redação em relação a outras matérias. Inclusive, os coordenadores dos principais vestibulares de São Paulo recomendam que o candidato tenha cuidado e muita atenção na hora de fazer a redação.

Muitas vezes, determinados vestibulandos acham que escrever uma boa redação é algo simples e relativamente fácil. Entretanto, montar a redação com um raciocínio contínuo e coeso é uma habilidade que necessita de muito treino. O estudante de cursinho Paulo Augusto Ayroza, 18 anos, afirmou que das provas que ele já prestou, todas deram um peso significativo para a redação e abordaram importantes temas. "Nos grandes vestibulares acho que sempre abordam temas pertinentes nas redações. Temas que cumprem o intuito de avaliar o aluno, se ele está interado sobre as atualidades ou não", comentou.

Um importante fator para se considerar ao treinar para a redação é estudar e compreender os principais acontecimentos da atualidade. Os temas das redações raramente são associados com assuntos de pouca repercussão na sociedade mundial. Por isso, vale lembrar que o candidato deve estar sempre ligado com os eventos sociais mais expressivos. Paulo admite que não estar atento para a atualidade pode prejudicar a compreensão do tema da redação. "A primeira vez que prestei não fui muito bem (na redação) por falta de conhecimento do tema, mas na época a variação linguística era muito questionada na mídia, e bem provável de cair mesmo", concluiu.

Na maior parte dos vestibulares, o candidato deve desenvolver uma redação a partir da coletânea de textos e frases fornecidas na prova. Por meio desses textos, o candidato precisa desenvolver sua própria opinião sobre o tema abordado e provar o porquê defende determinada posição. Para isso, a atualização, a leitura diária e a compreensão dos principais assuntos são essenciais para aumentar seu campo de argumentos.

Como os assuntos são frequentemente veiculados na mídia, não é difícil ter acesso às informações principais. Nos próximos vestibulares, tanto segundo semestre quanto final de ano, existem milhares de possibilidades de temas. Alguns exemplos são:

- Os impactos da Rio+20

- Aborto de anencéfalos

- Código Florestal

Esses são apenas alguns exemplos; o correto é que o vestibulando permaneça sempre atento às atualidades e aos assuntos de interesse não só nacional, como também internacional. Na seção Atualidades você encontra algumas notícias que podem ser temas de redações.

Nós do sejabixo! separamos as redações de algumas universidades do Brasil. Fique por dentro dos temas que caíram no vestibular de inverno e que podem cair novamente nos vestibulares do final do ano.

* Universidade Presbiteriana Mackenzie

* UNESP

* PUC-SP

* UEM (PR)

* UCB (DF)

* UNIFOR (CE)


Documento sem título

Fale Conosco | Anuncie no sejabixo! | Quem Somos | Newsletter Gratuito | Outros sites: Calendário do Vestibular | Tudo sobre Enem | Sou Orientador