5 dicas para se preparar nessa reta final

Confira dicas que irão te ajudar a enfrentar tranquilamente este período final que antecede as provas dos vestibulares

Publicado em 28/09/12

* Por Karen Fukuyama e Marina Ogawa

Encarar essa reta final para o vestibular é bem complicado para alguns, pois querendo ou não os nervos, como dizem por aí: estão à flor da pele! Administrar o seu ritmo de estudos, ter momentos de lazer, uma boa qualidade de sono, uma alimentação balanceada e otimismo podem ajudar você a enfrentar essa fase.

1- Ritmo de estudo

Cada vestibulando tem seu ritmo de estudo. Tem aqueles que preferem aumentar o ritmo até o dia da prova e aqueles que preferem ir diminuindo gradativamente. Nesse caso, você pode fazer seu próprio ritmo. Se sentir que ainda não sabe o necessário para certa matéria, foque mais um tempo de seus estudos nela, mas caso você já se sinta confiante pode ir diminuindo aos poucos. O que antes você gastava 5 horas para estudar, agora nesta reta final pode gastar 3. Lembrando que é sempre bom, na semana que antecede a prova, diminuir o ritmo para aproximadamente, uma 1 por dia.

2- Momentos de lazer

Uma vez diminuído o ritmo de estudos, é bom ocupar a cabeça com outros assuntos. Sair com amigos, ir ao cinema e praticar atividades físicas são uma boa pedida, mas sem exageros. Sair para beber e voltar de madrugada atrapalha seu sono e, consequentemente, sua concentração. Evite fazer atividades físicas pesadas, pois o risco de sofrer uma lesão é grande, opte por exercícios mais leves, como natação. Tente focar sua mente para o que você está fazendo no momento, ou seja, se você está no cinema, não pense nos estudos e vice versa. Os momentos de lazer controlam a ansiedade e te deixam mais tranquilo para realizar uma boa prova.

3- Qualidade do sono

Parece besteira escrever isso, mas um sono de qualidade é um dos fatores que podem fazer a diferença nesta fase que antecede as provas. Agitação, ansiedade e nervosismo são de fato os principais motivos que não deixam os vestibulandos terem um bom sono, consequentemente você vai ter baixo rendimento e desempenho nos estudos. Ah, vale escrever aqui uma curiosidade sobre o sono: Você já ouviu falar que enquanto nós dormimos o nosso cérebro contínua trabalhando, ou seja, tudo que fizemos durante o dia, é repassado para serem guardadas e se por caso a noite não for bem dormida, essas informações novas podem não ser armazenadas.

4- Mantenha uma boa alimentação

Uma das coisas que a maioria dos vestibulandos não se importam infelizmente é com o fato de se alimentar bem. É realidade que grande parte dos jovens preferem os famosos "Junk food" do que um prato de comida saudável, como o famoso, arroz, bife e uma salada, não é verdade? Não digo para você mudar radicalmente de hábito alimentar e sim fica só um alerta para você lembrar que a tensão pré-vestibular combinada com frituras e comidas que são considerdas pesadas, podem causar problemas estomacais. Nem preciso dizer que seria desagradável ter uma gastrite, não é verdade? Então modere sua alimentação.

5- Otimismo

Você estudou tudo o que podia para se dar bem no vestibular, mas nada disso vai adiantar se o otimismo não estiver em dia. Engano de quem pensa que ter pensamentos positivos é superstição. Otimismo durante a preparação e durante a prova é essencial para realizá-la de forma mais tranquila e concentrada, uma vez que você estará certo do que está respondendo. Seu pensamento nesta reta final deve ser apenas um: "Eu consigo!".

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..