1 mês para o Enem!

Entramos na contagem regressiva para as aplicações das provas do ENEM. Você está preparado para encará-las?

Publicado em 03/10/12

* Por Karen Fukuyama

É isso galera, o Enem 2012 está chegando! Para quem vai prestar os vestibulares 2013, este pode ser o primeiro grande desafio e para outros este é o principal, já que a maioria das universidades federais utiliza a nota do exame como forma de ingresso via SiSU.

Em uma enquete realizada com os vestibulandos do sejabixo! sobre a questão de estarem preparados para encarar o Enem, a maioria prontamente respondeu que não estava preparada para encarar o exame. Mas, será que eles não estão prontos mesmo? "O Enem é o momento do candidato validar o que aprendeu e construiu durante sua vida escolar. Acima de tudo, devemos pensar que o Enem desafia o candidato à reflexão em todas as áreas de conhecimento", alerta a Profª Simone Goh, formada em Língua Portuguesa, Mestre pela FFLCH/USP.

Confira a seguir entrevista feita com a Profª Simone, que traz dicas de como os candidatos devem enfrentar esta reta final para o ENEM:

sejabixo! - Qual deve ser o foco do candidato nesta reta final para as provas do ENEM?

Profª Simone - Ler de forma comprometida os principais jornais, revistas de boa qualidade e acessar sites com informações sobre o mundo nos diversos eixos : natureza, política, sociologia, artes, educação.

sejabixo! - O que você sugere para os candidato que não se sente preparado para encarar as provas?

Profª Simone - O ENEM é um exame diferenciado e as questões remetem a uma reflexão, assim, os caminhos para a resposta correta podem estar no próprio enunciado da questão, dessa forma a dica é: ler com precisão os enunciados, grifar as palavras-chaves e construir suas próprias reflexões. O ENEM é uma avaliação que contempla todas as áreas do conhecimento, de maneira que o importante é o candidato tirar proveito das questões cuja área tem mais facilidade (fazer uma leitura atenta dessas questões e tentar pontuar o máximo.

sejabixo! - Quais dicas que você dá para o candidato escrever uma boa redação?

Profª Simone - Relembre a estrutura dissertativa-argumentativa e construa um texto claro, objetivo, com propostas reais. Não use citações literais dos textos de apoio. O texto deve ter uma língua normativa, é importante escolher palavras precisas e evitar tanto palavras quanto ideias de senso comum.

Espero que esses toques sejam válidos para ajudar você a encarar bem esta reta final para o Enem. Ah, não menos importante que todos as dicas acima, a Profª Simone resume em apenas algumas palavras, um segredo de sucesso do candidato na prova do Enem: "Um aluno comprometido, com certeza, se ficar calmo e focado, obterá êxito na prova".

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..