Como passar no seu vestibular usando sua Inteligência Emocional

Todo vestibular é 60% emocional e apenas 40% de conhecimentos. Prepare-se emocionalmente para o seu

Publicado em 31/10/12



* Rodrigo Fonseca

A pressão sofrida pela adolescente durante todo o ano para que ela escolha o curso certo, tenha sucesso nas provas e ingresse em uma boa Universidade pode fazer com que ela se sinta em um estado constante de tensão, tanto pelas exigências vindas dos outros, mas principalmente, pela própria necessidade de ser "aceita" através da sua conquista. Nesses casos, não é difícil identificar os sintomas no final do ano: dificuldade de concentração, problemas de memória, mau humor, problemas de sono, etc. Além desses, outros sinais de estresse podem aparecer, como se sentir preocupada e sob pressão o tempo todo, ter dificuldade para relaxar, aumento excessivo da irritabilidade, ter vontade de fugir e abandonar tudo, sentir muito medo do fracasso, perder o prazer de realizar atividades que antes eram muito agradáveis, entre outros.

Com toda certeza, dormir é fundamental para a recuperação física e mental, pois é durante o sono que reorganizamos todas as novas informações adquiridas no dia. E uma alimentação equilibrada é importante em todos os momentos de nossas vidas, especialmente numa fase em que estamos exigindo muito do nosso corpo físico e da nossa mente. Sem ela a nossa mente fica como um carro potente, mas sem combustível!

Técnicas de relaxamento, exercícios que levam ao controle da atividade do organismo, como meditação e ioga. Outras medidas como o sono saudável e atividades prazerosas também funcionam muito bem. Fora isso, existem as terapias, e o próprio Treinamento sobre Inteligência Emocional que ministro há quinze anos. Eu mesmo sou um exemplo vivo da efetividade dele nessa fase de vida. Quando fiz esse Treinamento há quinze anos atrás, eu estava fazendo um Curso que não gostava na USP, mas tinha medo de não conseguir passar no Curso que queria. Após desenvolver o meu aspecto emocional nesse Treinamento que hoje sou facilitador, tranquei minha matrícula na Matemática, e conseguir passar numa prova de transferência dentro da USP, que todos diziam que era impossível, e me formei naquilo que realmente queria. Hoje aplico muito do que aprendí em Comunicação porque era o que eu realmente queria!

Todo vestibular é 60% emocional e apenas 40% de conhecimentos. Prepare-se emocionalmente para o seu, e veja como tudo se torna muito mais simples.

Fazer atividades que você GOSTA todos os dias, intercalando com exercícios físicos e uma boa alimentação. Há poucos meses foi comprovado pela Unicamp, que as atividades físicas geram um grande impacto positivo no aprendizado.

Mesmo que seja uma crise passageira, o estresse é cada vez mais presente na vida agitada dos nossos tempos. E como em todas as implicações da saúde, a alimentação exerce importante influência em nossos comportamento, pensamentos e emocões. Frutas e hortaliças, cebola, fibras, castanhas e sementes, proteínas de origem animal e ômega 3 e carboidratos complexos (a lista de opções conta com massas integrais, cereais e leguminosas: arroz integral, macarrão integral, batata, pão integral, mandioca, inhame, mandioquinha, batata-doce, feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha). E devem ser evitados o excesso o consume de café, chá verde, chocolate, álcool e frituras.

Os mais indicados são os aeróbios, como caminhada, corrida, pedalada, natação e dança, de três a seis vezes por semana, durante 30 minutos. Esses exercícios liberam endorfina, dopamine e serotonina - substâncias que ajudam a relaxar e trazem bem-estar. Também é indicada a musculação e artes marciais. Além de fortalecer a musculatura, a pessoa conseguirá liberar mais energia, dando um chega para lá no estresse. Outra opção bacana é o boxe. E vale a pena complementar seu treino com alongamento e yoga, que são bem relaxantes.

Nada de começar a estudar na cama ou em seguida do almoço, pois sempre bate uma preguiça e a vontade de descan

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..