Use o tempo a seu favor

A arte de administrar o tempo da prova é uma grande aliada para realizá-la com sucesso

Publicado em 10/01/13

* por Karen Fukuyama - Jornalista responsável pelo sejabixo! (MTb - 46.089)

Administrar bem o tempo de prova é uma das tarefas que são exigidas do candidato no dia da aplicação do Vestibular, ou melhor no dia "D". Isso sem falar logicamente de ter a "tarefa" ou "dever" de responder bem as questões pedidas e por fim então conseguir sua tão sonhada e buscada vaga na universidade. Tranquilidade, eu diria, pode sim representar uma boa parte para o sucesso para conseguir o controle do tempo de prova.

Segundo Marcela Fossey, responsável pela correção das Redações do Vestibular da Unesp, a arte de administrar o tempo da prova é uma grande aliada para realizá-la com sucesso, pois a quantidade de tarefas a serem feitas pelos candidatos é muito grande. Além disso, é preciso fazê-las da melhor forma possível para que se tenha uma boa colocação no processo seletivo, garante Marcela.

Confira alguns trechos do bate-papo do portal sejabixo! com a Profª Marcela:

sejabixo!: Muitos vestibulandos tem dificuldade em administrar esse tempo, principalmente quando no mesmo dia são respondidas a prova de questões e mais uma Redação. Como ele pode e deve administrar este tempo?

Marcela: Acredito que o segredo para conseguir bons resultados - ou seja, responder bem às questões e escrever uma boa redação - está no preparo anterior à prova. Se o candidato domina os pontos cobrados nas diversas disciplinas, ele não perderá tanto tempo para "descobrir" as respostas certas. O mesmo vale para a redação: a prática constante da escrita dará a fluidez necessária para que o candidato não demore tanto tempo lendo e compreendendo a proposta (o que inclui, via de regra, a leitura cuidadosa dos textos de apoio), preparando seu projeto de texto e escrevendo a versão final. Mas além de o candidato precisar dominar o conteúdo que lhe será cobrado, ele precisa desenvolver um "método" de realização de provas, o que também só se consegue com muito treino e conhecimento do perfil do vestibular que ele pretende fazer. Cada vestibular - UNESP, UNICAMP, USP, ENEM, etc. - tem características específicas e o candidato deve conhecê-las de antemão. Por isso, resolver as provas dos anos anteriores, não só em simulados que os cursinhos oferecem, mas também em casa, é um bom método de estudo.

sejabixo: O provérbio "A pressa é a inimiga da perfeição" se encaixa neste caso? Como o candidato deve lidar com isso?

Marcela: Certamente. O candidato não pode se perder em divagações e distrações de qualquer ordem, pois o tempo é curto. Porém, a pressa em normalmente gera resultados não tão bons, já que vem acompanhada da ansiedade. Acho que mais do que pressa, o candidato deve ter precisão, concentração, clareza do que está fazendo - o que só se consegue com muito estudo e conhecimento da tarefa que deve ser realizada.

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..