O Trote universitário

Saiba mais sobre este ritual que acontece nas universidades para receber os seus "bixos"

Publicado em 06/02/13

* Por Karen Fukuyama

Risadas para todos os lados, os cabelos dos meninos raspados, rostos das meninas pintados à tinta com as iniciais da universidade ou cursos onde passaram, essa é a imagem de quem vê de fora a recepção feita pelos veteranos (estudantes que já estão na universidade) para os seus calouros "bixos", no famoso Trote.

Seria esse então um cenário de uma recepção, digamos, até saudável entre os estudantes, mas infelizmente a cena que rola nos bastidores não é bem assim. Todos os anos vemos na televisão ou na internet, ouvimos no rádio ou lemos em notíciários, histórias dessas situações que não terminaram bem, alguns resultando até em tragédia. O excesso de brincadeiras maldosas, algumas até humilhantes, misturadas com bebidas alcoólicas são as principais causas de algumas histórias que não terminaram bem.

Exatamente por causa desses acontecimentos a prática desse tipo de trote considerado "violento", passou a ser proibido na maioria das universidades. Com isso houve o surgimento de outros tipos de trotes realizados normalmente pelas próprias instituições, sempre despertando e focando o lado social e cidadão dos estudantes, com ações solidárias como arrecadação de alimentos, doação de sangue e trabalhos voluntários em Ongs.

A época de trotes está aí, mas é sempre bom lembrar que o trote é uma porta de entrada ao mundo universitário e adulto, por isso a responsabilidade deve ser redobrada para que tragédias não aconteçam, e que deste momento de confraternização, os bixos guardem na memória apenas os bons momentos.

Se você tem algum comentário ou sugestão para ser abordada aqui, envie um e-mail para karen@sejabixo.com.br

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..