Como estudar os livros obrigatórios para o Vestibular?

Confira as dicas do coordenador do Vestibular da Faculdade Cásper Líbero, sobre a lista de leituras obrigatórias

Publicado em 07/03/13

Por Marina Ogawa

O ano está começando, mas algumas listas de obras literárias obrigatórias para o Vestibular já foram divulgadas por algumas instituições. Na preparação para o vestibular, os candidatos precisam, além dos estudos das disciplinas, dedicar-se à leitura de alguns livros clássicos como "Os Sertões", "Dom Casmurro", "O cortiço", "Iracema" entre outros. Na prova, as universidades exigem conhecimentos sobre o livro que muitas vezes encaixam-se em questões de português ou até mesmo relacionadas aos personagens e enredo, por exemplo.

O nome "leitura obrigatória" assusta, mas de acordo com o coordenador do Vestibular da Faculdade Cásper Líbero, Antônio Roberto Chiachiri Filho, "entende-se que o aluno não tenha que lê-las por obrigação". O que interessa de acordo com o coordenador é a compreensão do texto e que a leitura seja algo agradável: "uma leitura tranquila, em que o candidato fique satisfeito com aquilo que está lendo", completa.

Algumas escolas procuram ajudar nessa fase de preparação para o vestibular, exigindo a leitura de alguns dos "livros obrigatórios" e facilitando assim o período pré-vestibular dos candidatos. Algumas universidades, assim como a Cásper Líbero, incentivam essas leituras e oferecem aos vestibulandos a possibilidade de assistir palestras com professores sobre as obras solicitadas para a hora da prova.

Um aviso que vem desde a época escolar até a época de vestibulares é a de não ler resumos. Mesmo com muitos livros para ler e com a tentação de recorrer a grande oferta de resumos, é preciso se manter focado. "Não leiam os resumos dos livros, leiam os livros na íntegra", diz Antônio. A lista de obras literárias obrigatórias costuma ser divulgada meses antes do Vestibular, para que o aluno tenha tempo suficiente de ler todas as obras solicitadas. "Resumos de internet, orelhas de livros não vão adiantar. Não é uma questão de decorar e sim de entender a obra", completa.

Como estudar os livros obrigatórios para o Vestibular?

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..