Glossário do Vestibulando

Confira algumas palavras muito utilizadas no período de vestibular e que você ainda tem dúvidas

Publicado em 02/05/13

Por Marina Ogawa

O tempo passa e algumas dúvidas continuam existindo. Uma dessas dúvidas é, por exemplo, a diferença entre manual do candidato e edital. Ou as diferenças entre vestibular de inverno e de verão. Para acabar com essas dúvidas, o sejabixo! resolveu pegar alguns desses "termos" mais utilizados no vestibular para desfazer esse nó na sua cabeça!

Confira abaixo o Glossário do vestibulando:

1. Vestibular de Inverno: É o conhecido vestibular de meio de ano. Nesse vestibular o candidato realiza a prova para ingresso no 2º semestre do ano vigente.

2. Vestibular de Verão: Ao contrário do vestibular de inverno, o de verão é normalmente realizado no final do ano anterior ao de ingresso. Ou seja, no final de 2013 eu realizo uma prova para ingresso em uma faculdade em 2014. A maioria dos vestibulares de instituições públicas aplica apenas os vestibulares de Verão.

3. Vestibular Tradicional: Esse tipo de vestibular pode estar presente tanto em Vestibulares de Verão quanto de Inverno. Consiste basicamente na aplicação de provas escritas em dias e horários determinados pela instituição de ensino.

4. Vestibular Agendado: Mais comum em instituições privadas, o vestibular agendado pode ter sua data marcada pelo próprio candidato de acordo com disponibilidade da instituição de ensino.

5. Edital: Onde estão contidas informações a respeito do vestibular e suas normas. Também estão presentes no Edital, informações como horários de início e fim de provas, datas de inscrições, procedimentos para inscrições, conteúdo das provas, modo como as provas serão corrigidas, entre outros fatores formais.

6. Manual do candidato: Diferentemente do Edital, o manual contém informações ligadas diretamente ao candidato a uma vaga na instituição de ensino. Conteúdos de provas, documentos necessários para realização delas, o que levar e como se portar na hora da prova são algumas das informações que podem estar no Manual do Candidato.

7. Universidade: É uma instituição de ensino superior que contém atividades de ensino, de pesquisa e de extensão de forma não associada. É uma instituição com diversas disciplinas que deve possuir, pelo menos, um terço dos professores com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado e um terço dos professores em regime de tempo integral.

8. Centro Universitário: Também é uma instituição de ensino superior e difere-se da universidade, pois abrange de forma mais específica uma ou mais áreas do conhecimento. Caracteriza-se pela excelência do ensino e possui corpo docente qualificado, além de possuir autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de sua grade curricular.

9. Faculdades: Também são instituições de ensino superior, no entanto, ao contrário dos centros universitários e universidades, não possui autonomia para criação de programas de ensino, necessitando pedir autorização ao MEC para o lançamento de um novo curso. A faculdade difere-se dos outros dois também por poder atuar apenas em um pequeno número de áreas do saber.

10. Prova Tradicional: Nada mais é que a prova escrita realizada em fase única ou, dependendo da instituição de ensino, em até três fases. Pode ser aplicada em formato de múltipla escolha, redação ou questões dissertativas.

11. Prova Eletrônica: Normalmente utilizada em vestibulares agendados, a prova eletrônica consiste na realização da prova por computador, seja em formato de múltipla escolha, redação ou questões dissertativas.

12. Prova Agendada: O candidato escolhe a data em que quer realizar a prova. Assim como os outros tipos de provas, a agendada pode ser aplicada em formato de múltipla escolha, redação ou questões dissertativas.

13. SISU: Desenvolvido pelo MEC como forma de seleção dos candidatos às vagas de instituições públicas de ensino superior que utilizam o ENEM como fase ú

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..