O que muda no ENEM 2013?

Confira as mudanças relacionadas a correção das redações no Exame que acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro

Publicado em 15/05/13

por Marina Ogawa

Diferentemente do ano passado, o ENEM 2013 está marcado para ser diferente. Após divulgado o Edital do exame com as mudanças nas correções das redações, tudo parece caminhar para uma direção melhor que a do ano passado, em que redações que fugiram do tema proposto receberam notas medianas.

As mudanças para este ano em relação ao método de correção dessas redações será mais rigorosa. Nesta edição, a diferença entre as notas dos dois primeiros corretores não pode ultrapassar 100 pontos, diferentemente do ano passado, em que a discrepância era de 200 pontos. Caso ocorra essa diferença a redação passará por um terceiro corretor. Depois de passada para um terceiro corretor e essa diferença continuar maior que 100 pontos a redação será corrigida por uma banca de especialistas. A expectativa do MEC (Ministério da Educação) é que com esse rigor nas correções, uma em cada três provas seja encaminhada ao terceiro corretor.

Ainda em relação às mudanças na redação está a anulação da prova, caso partes do texto não estejam condizentes ao tema proposto. Basta uma frase desconectada e inserida deliberadamente para que a prova seja anulada. Isso vem como um fator positivo para que provas como as do ano passado, contendo receitas e hinos de times, não recebam pontuações "altas" e medianas, desfavorecendo candidatos que levaram suas provas à sério.

Outro aspecto que tornará ainda mais rigorosa a correção está relacionada aos erros gramaticais. Erros como os que aconteceram na edição passada não serão mais permitidos. Serão aceitos apenas desvios gramaticais excepcionais, desde que não estejam presentes mais de uma vez durante a redação. No entanto, caberá à banca definir se certo erro é ou não uma exceção, ainda existindo maior rigor na correção. No caso de redações com notas máximas (que é de mil pontos) e de erros gramaticais considerados como exceção, por exemplo, serão necessárias justificativas dos avaliadores.

Passadas as mudanças nos critérios de correção de redações, a outra mudança fica a critério da divulgação no cartão de inscrição, de um número de telefone pelo qual candidatos que possuem quaisquer condições especiais (gestantes, pessoas com deficiência) possam ser orientados. Nesta edição, o ENEM contará também com dois modelos de prova em letras maiores que as do ano passado (uma em tamanho 18 e outra 24).

Datas

Início das inscrições: 10h do dia 13 de maio de 2013.

Fim das inscrições: 23h59min do dia 27 de maio de 2013.

Data da realização do Exame: 26 e 27 de outubro de 2013.

*Horários oficiais de Brasília/DF

E você, já fez sua inscrição? Confira mais detalhes sobre o ENEM no nosso Especial ENEM 2013!

Referências: Agência Brasil

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..