Estudo e trabalho, e agora?

Confira dicas de como se preparar para o vestibular com apenas algumas horas de estudo por dia

Publicado em 05/06/13

por Marina Ogawa

Vida de vestibulando não é fácil. Muita coisa para fazer e pouco tempo para se dedicar aos estudos são grandes dificuldades de quem deseja ingressar em cursos bastante concorridos do vestibular. Alguns candidatos ainda tem mais um obstáculo, que é conciliar o seu tempo de estudos com uma jornada de trabalho.

Disciplina é a palavra chave para vestibulandos com esse perfil que desejam disputar as carreiras mais concorridas do vestibular. "O estudante precisa ser muito disciplinado, já que possui pouco tempo de estudo. Ele precisa aproveitar da melhor maneira possível essas poucas horas que possui", diz o coordenador do CPV Vestibulares, Paulo Lima.

Além de não contar com professores plantonistas durante o dia para tirar suas dúvidas, o vestibulando que possui um período limitado dedicado aos estudos, pode ter o acúmulo de dúvidas , o que acaba impedindo o entendimento de assuntos que serão vistos mais tarde, prejudicando o desempenho do aluno na hora da prova.

Para você não se perder nos estudos e conseguir se manter focado para o vestibular, separamos algumas dicas de estudo para você que tem pouco tempo durante o dia (ou a noite):

Faça planejamentos

Faça um planejamento dos seus estudos. Defina o que vai estudar em cada dia da semana e em que momentos irá fazer uma "pausa". Dedique mais horas de estudo às disciplinas com as quais você possui mais dificuldade ou aquelas que possuem mais peso na carreira escolhida.

Faça perguntas

Tem alguma dúvida? Procure um professor plantonista no cursinho ou até mesmo seu professor do Ensino Médio. Levar dúvidas para casa só atrasará seu cronograma de estudos, além de confundi-lo durante o entendimento de outros temas da mesma ou de outras matérias.

Faça (muitos) exercícios

Exercícios ajudam a fixar o conteúdo. Resolvê-los ajudará na preparação, já que seu tempo é bastante curto para se prender unicamente ao conteúdo teórico de uma matéria.

Esteja sempre uma aula adiantado

Quando digo adiantado não é para sair como louco querendo aprender tudo sozinho e se cobrar por não entender. Saiba o que o professor vai passar na próxima aula e já adiante suas leituras, isso te poupará tempo quando você for estudar mais tarde, disponibilizando esse mesmo tempo para a resolução de exercícios.

Não deixe o conteúdo acumular

Acumular conteúdo e até mesmo exercícios prejudica quando você estiver prestes a realizar a prova do vestibular. Repasse o conteúdo do dia, mesmo que rapidamente. Se tiver dúvidas, leve-as ao professor no dia seguinte, mas não deixe para "perguntar depois".

Leia muito

Leia sobre o que você aprendeu hoje, leia jornal, revista, notícias em geral. Em grande parte dos vestibulares a prova de atualidades conta pontos importantes, além de contribuir para sua formação e ajudar na hora da redação.

Faça resumos

Anote tópicos importantes sobre a aula que você teve no dia. Essas anotações servirão para um dia em que você não tiver tempo para repassar a matéria, ou até mesmo para dar uma lida um dia antes da prova.

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..