Dia dos namorados e o estudo para o vestibular

Saiba como conciliar o relacionamento com os estudos

Publicado em 12/06/13

Aline Narezzi

É comum que alguns alunos do ensino médio iniciem seus primeiros relacionamentos nessa fase da vida, sem pensar muito nos estudos para o vestibular. Essa fase, com certeza, exige grande compreensão e conciliação por parte dos casais que passam por situações como essa.

A comunicação entre o casal é um dos pontos mais importantes para conseguir conciliar o trabalho exigido pelo relacionamento e também pelo vestibular. Segundo o estudante Bruno Morato, 17 anos, comunicar-se, mesmo que por um período de tempo menor do que o costume, é muito importante para que tudo seja harmonizado. "Muitas vezes, apenas nos comunicamos por celular ou pelo computador", afirma Bruno.

Sua namorada, Ana Luiza Martins, garante que o foco deve ser o estudos sempre. Segundo a estudante, só assim ambos podem alcançar o sucesso. "Tentamos não deixar os estudos como segunda prioridade para não ter problema para nenhum dos dois na escola." Consciente, Bruno assegura que com bom senso, é possível ter um relacionamento muito bom e um desempenho no vestibular melhor ainda. "Não acho que namorar seja um dos maiores problemas, porque se você não namorar e mesmo assim não estudar, é óbvio que não vai passar no vestibular. Por isso tem que ter muita conversa, compreensão e saber levar as coisas a sério quando precisa", conclui o estudante.

Aqui vão três dicas que não vão deixar o namoro prejudicar os estudos para o vestibular:

1) Converse com seu (a) namorado (a) sobre a possibilidade de agendarem horários específicos para se encontrarem e se comunicarem. É importante delimitar esse tempo para não tirar o foco dos estudos.

2) Respeite e compreenda que as vezes a sua dificuldade não é a dificuldade do (a) seu (a) companheiro (a) e por isso vocês precisam de tempos diferentes para estudar.

3) Mantenha o foco nos estudos e cumpra com todas as tarefas escolares. Se essas medidas forem exercidas, pode até sobrar um tempo de folga para o casal além do tempo combinado.

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..