Maratona de vestibulares

Confira dicas para enfrentar as próximas provas e passar no vestibular

Publicado em 31/10/13

* por Marina Ogawa

Acaba um vestibular e na semana seguinte já tem outro e mais outro e mais outro, e assim por diante. Cansativo, não? Pois é, essa será a realidade de muitos vestibulandos no país com a maratona de provas que estão por vir nos próximos dias. Os principais vestibulares do país estão se aproximando e com isso vem, além da vontade de passar no vestibular, uma época de muito estudo e dedicação.

Separamos para vocês vestibulandos - que irão encarar finais de semana seguidos de provas das principais universidades públicas e particulares do país - algumas dicas para manter o pique até o final:

Monte um cronograma

Com a maratona de provas se aproximando é sempre bom deixar anotado tudo o que for referente a um determinado vestibular. Datas e horários de provas e divulgação de gabarito podem ser anotados para você não se perder e otimizar seu tempo.

Mantenha o ritmo de estudos

A maioria dos vestibulares de universidades federais e/ou estaduais vai começar a aplicação de suas primeiras fases no mês de novembro. Mantenha seu ritmo de estudos, mas lembre-se de ter um tempo para descanso também.

Folga

Estudar muito é bom, mas lembre-se que todo mundo merece um descanso. Nos dias que antecedem a prova, a diminuição do ritmo de estudos é uma boa alternativa para relaxar sem perder o foco. Se preferir, você pode escolher um dia da semana para estudar menos e fazer o que gosta (sem exageros, claro).

Dedicação

A vontade de passar no vestibular não vale de nada se não for acompanhada de dedicação. Infelizmente, para passar no vestibular, abrimos mão de muitas coisas das quais gostamos para nos dedicar aos estudos.

Confira gabaritos de vestibulares que você realizou

Essa "tática" te ajuda a assimilar conteúdos que você ainda não está dominando. Por exemplo, se em um vestibular passado você errou uma questão sobre genética, veja a alternativa correta. Resolva mais exercícios sobre o tema e assim, na próxima prova as chances de você errar uma questão deste tema diminuem.

Resolva exercícios

Resolver exercícios vai te ajudar a ver na "prática" tudo aquilo que foi aprendido durante o ano. Procure resolver questões de vestibulares anteriores, eles podem te ajudar a entender como é a prova e, assim, você chega mais preparado para resolvê-las.

Boa sorte, vestibulandos!

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI


POSTS RELACIONADOS

Veja mais dicas de preparação para o Vestibular e Enem


RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor ISPED FECAP Univaço ITPAC Católica-TO
FAQUI FAJOP uniptan FIPECAFI Drummond Drummond Católica-TO EPD IESVAP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017