Cuidado com os seus erros de português

"Leia, leia muito" essa é a melhor fórmula para você não fazer feio na hora de disputar uma vaga

Publicado em 20/05/14

* por Karen Fukuyama

Assistindo a uma reportagem na televisão em um dia desses, confesso que fiquei surpresa com uma matéria que falava sobre o alto índice de reprovação de candidatos em um processo seletivo para uma vaga de estágio. Segundo a reportagem, os candidatos foram submetidos a um teste ortográfico, e realizavam um exercício que alguém lhes ditava.

A minha surpresa foi saber que os erros de ortografia encontradas foram tão graves, a tal ponto que esses candidatos foram desclassificados imediatamente e assim perderam a sua vaga de estágio.

Mas, pior que isso, foi saber que as palavras ditadas eram palavras do nosso dia a dia, como, por exemplo: "univercidade" = "UNIVERSIDADE". Até dói saber isso não é?

Fiquei refletindo nisso. Já pensou se essa situação acontecer com você em uma prova de vestibular, e se você errar uma palavra dessas do dia a dia e acabar perdendo sua vaga?

Por isso, o hábito de ler deve ser considerado muito importante também nessa sua fase da vida. A leitura pode ajudar muito, pois a maioria dos vestibulares cobra de seus candidatos a leitura de obras literárias que compõe sua prova de Português.

Assim, procure ler atentamente as obras indicadas e após a leitura faça um resumo da obra, por escrito e a mão (preferencialmente), isso será de grande valia, pois assim você estará unindo o útil ao agradável, ou seja, estudando uma matéria para o vestibular (prova de literatura) e treinando seu português e seu hábito da escrita.

Também, outro método muito válido é ler jornais, revistas e até mesmo conteúdo confiáveis na internet. Fazendo esta atividade, além de você se atualizar para o vestibular - quesito importante para qualquer vestibulando que se preze - você estará ampliando seu vocabulário o que poderá ajudar na elaboração de uma redação.

Você deve ter percebido então que a prática da leitura e escrita é fundamental para todos, desde a época do colégio, passando pelo vestibular, faculdade, e também na busca e manutenção de um emprego. Por isso atente ao seu português para não fazer feio nem na prova do vestibular e daqui há algum tempo no mercado de trabalho.

Agora é com você!

Karen Fukuyama - MTb 46 089 - É jornalista responsável pelo portal sejabixo!.

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..