Confira dicas de como estudar no segundo semestre

Na reta final para os vestibulares é preciso muita disciplina e organização

Publicado em 25/08/15

Os alunos que querem se preparar para as provas dos vestibulares mais concorridos têm de "treinar". Pode-se comparar esse treino ao esforço de um time de atletas que depois de um período de férias volta ao campeonato. É preciso muita disciplina e muito treino para retomar o ritmo do trabalho. Quanto antes começar a "treinar", mais rápida será a adaptação. A prática é necessária. Uma coisa importante é sempre depois das aulas rever os conteúdos.

O treino, claro, deve ser feito de forma regular. E, para isso, é preciso disciplina e organização, são ingredientes essenciais para passar no vestibular. A tarefa é difícil, mas não impossível. Afinal, as vagas nas universidades são ocupadas todos os anos. E, esse será o seu ano!

Para quem está voltando às aulas agora, a dica é manter ou criar um ritmo de estudo e não deixar atrasar. "Matéria dada é matéria estuda", dizem os melhores professores.

Porém, existe alguma receita para ser organizado? Infelizmente não. Depende de cada estudante estabelecer uma rotina para rever o conteúdo das aulas.

Outra dica muito importante, além da organização, é o hábito de tirar dúvidas, se você é daqueles que deixa para estudar na última hora, cuidado! As dúvidas podem se acumular e, neste momento, o estudante estará sem tempo para perguntar aos professores ou aos colegas.

Para melhorar seu desempenho é preciso também aumentar a quantidade de leituras que você faz. Você gosta de ler? Pode ser que você responda a essa questão com um sonoro "não!". No entanto, é recomendado que o estudante repense esse posicionamento. "Em ano de vestibular, o aluno perde o direito de dizer que não gosta de ler. Tem gente que me olha feio quando falo isso, mas no fim do ano se transforma em um leitor em potencial e isso é o que vale. Quando a gente quer passar no vestibular, é igual remédio, não é gostoso, mas cura.

A dica para quem não gosta de ler é começar por coisas básicas (vale até rótulo de embalagem). Com o tempo você verá que seu desempenho nos simulados e vestibulares será melhor. "Vestibulando precisa ler, principalmente quem vai prestar o Enem. Os alunos dizem 'ah, a prova é muito cansativa, tem muito texto para ler'. Por que você acha que reclamam tanto? Porque não estão acostumados a ler", argumenta a professora e coordenadora do Cursinho do XI.

Além da leitura dos livros recomendados pelos vestibulares, indica - se ainda a leitura de jornais e revistas, que ajuda na capacidade de interpretação de texto, na interação com assuntos da atualidade e na aquisição de bons argumentos para escrever a redação. Com tempo, o aluno verá que seu desempenho nos simulados e Vestibulares será melhor.

Dicas de como estudar no segundo semestre


1. Organização - procure organizar os horários e os conteúdos para cada dia de estudo. Leia a teoria e pratique com exercícios.

2. Simulados - É de suma importância que o estudante resolva várias questões. Lendo as provas anteriores, conhecem-se os estilos de cada instituição.

3. Atualização - procure ler todos os livros solicitados, mas não deize de lado as revistas e jornais. São estas leituras que certamente o ajudarão a argumentar na redação e nas questões dissertativas.

4. Descanso - estabeleça um ritmo de estudo e mantenha um tempo para descansar. Os conhecimentos adquiridos não fogem. E seu corpo agradece.

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..