Cuidados com a inscrição para o Vestibular

Fique atento para não cometer erros na hora de se inscrever para os vestibulares

Publicado em 03/09/15

Muitas instituições já estão recebendo inscrições para os Vestibulares. É o momento de pesquisar e definir em quais vestibulares se inscrever.

Tendo a lista de instituições definida, é hora de se inscrever. Separamos alguns pontos para que você não coloque em risco um ano de preparação:

Data de inscrição
Fique atento às datas de inscrições dos vestibulares que você pretende fazer. Todos os anos milhares de estudantes deixam de prestar o vestibular porque perdem a data de inscrição. Você pode encontrar aqui na seção notícias do sejabixo! ou nos sites das próprias faculdades.

Taxa de Inscrição
Para efetuar as inscrições dos vestibulares, é necessário pagar uma taxa que varia de faculdade para faculdade. Antes de fazer a inscrição, pesquise os preços e veja se você terá condições de pagar todos os vestibulares que deseja fazer. Não se esqueça de verificar também a necessidade de adquirir o manual do candidato. Caso você não tenha condições financeiras, fique atento aos programas de isenção da taxa.

Manual do Candidato ou Edital
Ler o Manual do Candidato é algo importantíssimo em todos os vestibulares. Nele você encontrará todas as informações detalhadas e não correrá o risco de cometer erros bobos como, por exemplo, esquecer de levar caneta esferográfica azul ou preta para marcar as respostas no gabarito. Qualquer dúvida que você tiver sobre notas, concorrência, provas e cursos, estará no manual. As informações podem ser encontradas também nos Editais das faculdades que podem ser encontrados nos seus respectivos sites.

Documentação
Na hora de fazer as inscrições, preste atenção nos documentos exigidos como carteira de identidade, CPF, número de inscrição no ENEM e fotos 3x4. Não esqueça de tirar uma foto recente e com as exigências do vestibular, como, por exemplo, data e fundo branco.

Data das provas
Muitas pessoas se inscrevem em inúmeros vestibulares sem prestar atenção nas datas das provas. De repente descobrem que algumas datas vão coincidir e elas terão que abrir mão de uma delas para fazer a outra. Sem contar que já terão gastado dinheiro com a inscrição e esse dinheiro será jogado fora.

Agora é com você. Lembre-se: organização é imprescindível nesta etapa tão importante da vida.

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..