Dicas para estudar Matemática

Professora dá dicas para tornar estudo da Matemática mais produtivo

Publicado em 14/06/12

Para muitos vestibulandos, a Matemática é o bicho-papão dos estudos. Quem não tem facilidade com cálculos chega a suar quando as questões dessa disciplina aparecem nas provas. Mas, com planejamento e boa vontade, essa barreira pode ser vencida. Quem garante é Kelly Donati Rinaldi, professora de Matemática do Colégio Novo Acadêmico - COC Limeira. "Cada aluno tem seu ritmo de aprendizado e isso precisa ser respeitado", diz. "Você precisa lembrar-se sempre de que é capaz, e ter muita paciência e dedicação".

O primeiro passo, ensina Kelly, é aprender o vocabulário e os símbolos da Matemática. Fazer uma ficha sobre eles é uma boa ideia. Feito isso, mãos à obra. "Na Matemática, temos que praticar muito, resolver vários exercícios por exaustão", explica a professora. "Não leia somente, escreva, reproduza, faça seus resumos, trabalhe com fichamentos, mapas mentais, quadros sinóticos, explique a matéria para você mesmo". Ela aconselha a escrever à mão, e não digitar, porque isso fará com que o estudante se concentre mais e pare para analisar enquanto escreve.

Outro conselho: nunca despreze seus erros. Acredite, você vai aprender com eles. Então confira o que você errou no exercício, veja se faz sentido a correção, crie seu próprio exemplo fazendo pequenas alterações, e assim também estará fixando o conteúdo. Desenhar, representar a questão com figuras também ajuda bastante, porque auxilia na visualização da situação-problema.

Ajudar outras pessoas com dificuldades, numa espécie de monitoria, também é válido. "A sua dúvida pode ser sanada quando você está explicando um exercício básico a seu amigo. Além de treinar, você estará compartilhando seus conhecimentos", observa a professora.

Em épocas de provas, simulados e vestibulares, quando o estudante passa muito tempo na frente de livros, apostilas e computador, o desgaste físico e mental é inevitável. Para que isso não prejudique o seu desempenho, é importante praticar alguns exercícios diariamente de relaxamento, alongamento ou passear com o seu animal de estimação. Valem até mesmo exercícios considerados mais "pesados", como musculação, corrida ou andar de bicicleta, para extravasar.

"A tensão é natural, serve como um alerta de um momento importante, mas não pode fugir do seu controle", afirma Kelly. "Lembre-se: você se dedicou, estudou, é capaz, então o sucesso é infalível. Acredite em você!".

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..