10 dicas para estudar Inglês para o vestibular

Descubra como deixar seus estudos de inglês mais eficiente, focando no vestibular

Publicado em 28/03/17

O vestibular está chegando e estudantes de todo o Brasil tentam criar um plano de estudos, além de estratégias que garantam o sucesso nas provas e aumentem suas chances de admissão. Mas como saber o que estudar? Abaixo listamos as melhores dicas sobre o que exatamente você deve fazer antes dessa verdadeira maratona de provas. Confira!

1. Confira o gabarito dos vestibulares anteriores

O primeiro passo a ser tomado ao se preparar para o vestibular é baixar exemplos das avaliações dos anos anteriores da instituição para a qual o estudante vai prestar exame. Dessa forma fica mais fácil saber como as provas são estruturadas e quais temas gramaticais caem com maior frequência. Todo o conteúdo costuma ser disponibilizado pela própria faculdade na sua página eletrônica. Lá os visitantes também tem acesso às respostas de todas as questões.

2. Aproprie-se da estruturas para formulação de orações em inglês

O o inglês tem como origem a língua germânica, assim como o latim foi para o português. Logo, por esses dois idiomas serem de vertentes diferentes, a formulação de uma frase também vai variar. Logo, no vestibular é necessário reconhecer as relações entre sujeito, verbo e complemento para formular, por exemplo, perguntas e orações compostas.

3. Fique atento para os tempos verbais

Passado, presente ou futuro? O vestibulando precisa se atentar às variações dos verbos em inglês em relação ao tempo, para interpretar os textos expostos na prova e responder às perguntas corretamente. Quer saber mais? Acesse https://preply.com/pt/inglês-por-skype.

4. Aprenda a usar as conjunções

As conjunções estão presente em quase todos os textos e ajudam o leitor a identificar as correlações entre os fatos como, por exemplo: oposição (though e but), causa (as e because), finalidade (therefore, so), consequência (then, thus). Tendo isso em mente, você minimiza erros na leitura.

5. Estude mais "voz passiva"

Esse é um assunto no qual muitos estudantes tendem a cometer erros e perder pontos preciosos no exame. A voz passiva no inglês tem praticamente as mesmas funções da portuguesa, entre elas dar mais atenção a ação cometida do que ao sujeito que a cometeu. Para tanto, toda a oração é reestruturada. Por isso, é tão importante que os alunos aprendem essa variação, evitado ser pegos de surpresa.

6. Falaram que é bom dominar o discurso indireto

Outro temas que aparece muito nos examines nacionais de conhecimento de línguas é o discurso indireto, ou reported speech. Esse recurso é geralmente usado para passar uma informação adiante sem que o autor ou falante, tenha de se comprometer com o que foi dito. Perceba que muitas das vezes essa alternativa é usada como um suporte para um argumento ou para demonstrar ideias opostas.

7. Conheça os adjuntos adverbiais de tempo, lugar e modo 


Saber quando, como e por quanto tempo, pode ser o dado que irá ajudar você a escolher a resposta certa no exame. Logo, saiba identificar adjuntos adverbiais como when, where, how e how long. Eles sempre aparecem nas avaliações.

8. Identifique os tipos pronomes

Os pronomes em inglês podem tanto indicar posse ou pessoa. Por essa razão é de extrema importância aprendê-los antes de ler um texto nesse idioma, de forma a minimizar erros de interpretação.

9. Invista tempo para decorar os phrasal verbs

Não tem jeito, para passar na prova é preciso dedicar algum tempo na tradução e apreensão de novos vocabulários. Os phasal verbs, no entanto, é uma particularidade do inglês, pois o verbo irá mudar de sentido de acordo com a preposição subsequente. Exemplo, o verbo get sozinho significa pegar, no entanto, get up quer dizer levantar-se, get out é sair e get lost é perder-se. Faça uma lista com os mais frequentes e nunca mais os esqueça.

10. Leia textos em inglês

Você fala e entende tão bem português porque teve anos de contato com essa língua. Por isso, se você pretende ter melhores resultados no vestibular comece a ler mais artigos e textos em inglês, você ganhará mais rapidez e até a questão mais complicada ficará mais fácil.

Veja outras dicas de prepação

Treine com simulados online

Calendário dos Vestibulares

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES

RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..