Monte seu Plano de Horário de Estudos - PHE

O PHE tem por objetivo auxiliar o aluno a organizar os seus estudos semanalmente

Publicado em 09/04/17

Por Prof. Vagner Moraes

Você planeja seus estudos? Tem o costume de se organizar para estudar? Neste texto iremos falar exatamente de uma das etapas sugeridas no e-book COMO SE PREPARAR PARA SEU CONCURSO, que é fazer o Plano de Horário de Estudos.

Que é o PHE? O Plano de Horário de Estudos é uma simples planilha tendo uma coluna vertical representando as horas do dia e no topo uma coluna horizontal representando os dias da semana, ou seja, é uma planilha de planejamento semanal.

Então, obviamente, o PHE tem por objetivo auxiliar o aluno a organizar os seus estudos semanalmente.

A ideia básica deste plano é não permitir que haja o acúmulo de tarefas ou matérias, de modo que o aluno consiga estudar todo o conteúdo programático do seu curso, colégio ou concurso.

Após a montagem do plano não há necessidade de rigidez no que se refere à construção do mesmo, pois, de acordo com a necessidade, o plano deve ser modificado. Se por acaso acontecer em vários fatos durante a semana que impeça o aluno de cumpri-lo, o que se fazer é retomar os estudos do ponto da matéria em que ele parou, a partir de qualquer dia em que ele se encontre em condições de fazê-lo. Supondo que o aluno não estudou Segunda, Terça e Quarta. Na quinta irá estudar as matérias previstas pra esse dia. Os dias não estudados * "morrem" e se retoma na próxima semana.

O grande segredo do Plano de Horário de Estudos é manter a continuidade, ou seja, uma vez distribuídas as matérias durante a semana e controlado os conteúdos já estudados, basta retomar a matéria de onde o aluno parou. A continuidade do processo é fundamental para o sucesso do aluno.

Quando houver uma grande mudança de horário de longo prazo na vida do aluno como, por exemplo, o início de um curso novo em determinados dias na semana ou vai começar a trabalhar, é necessário refazer o PHE.

Montar um PHE é uma das etapas para você ter uma boa preparação para seu concurso, pois esse plano de horário faz parte de uma estratégia maior que é planejamento de estudos para você ter sucesso no objetivo do seu curso ou do seu concurso. Nosso objetivo aqui é dar uma visão geral de como você pode montar um plano de horário de estudos, mas cada um é que vai saber da sua necessidade e das suas possibilidades de tempo, além das suas demandas, ou seja, ninguém melhor que você mesmo para montar o seu plano, saber o que você necessita. O que nós estamos apresentando são apenas sugestões de como você pode fazer o seu plano. Faremos abaixo uma simulação de um aluno que tem pouco tempo para estudar e necessita montar um PHE.

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer é montar uma lista de todas as matérias o que você estuda no seu curso (ou escola) ou das matérias que cairá no seu concurso. Depois você colocar a em ordem crescente uma numeração ao lado de cada matéria de acordo com as suas dificuldades dela. Supondo que você tenha um concurso que vai cair as seguintes matérias: química, física, português, matemática, biologia, história, geografia e redação. Analisando cada matéria, você, mais do que ninguém, saberá quais destas tem maior e menor dificuldade. E mesmo que você ache que as dificuldades são parecidas em algumas matérias não tem problema, é importante listar esse grau de dificuldade. Apesar desta lista crescente, um detalhe importante é dar tempos parecidos para todas as matérias, porém um tempo maior para todas as que você achar que tem mais dificuldade. Com base no exemplo faremos a seguinte lista para a simulação do nosso PHE: 1 matemática, 2 química, 3 física, 4 português, 5 redação, 6 geografia e 7 história. A partir daí as matérias que estão no topo da lista receberão um pouco mais de tempo do que as matérias que estão na parte de baixo da mesma.

Agora que se tem o conteúdo do concurso ou curso e a lista de grau de dificuldades, vamos simular a seguinte situação da vida: um aluno que levanta da cama todos os dias 05h00min h da manhã e às 07h00min h sai para trabalhar. Nesse intervalo ele tem período de uma hora para estudar entre 06h00min h e 07h00min h da manhã. De 07h00min h as 16h00min h ele está fora de casa. As 16h00min h ele chega e vai dormir as 23h00min h. Tem livre todos os fins de semanas.

Vamos montar o PHE em cima das matérias citadas, levando em consideração a lista de nível de dificuldade que esse aluno tem. Apesar de a lista ter sido montada do com uma escala de 1 até 8 (total de matérias), o aluno não pode colocar toda sua carga horária em cima da matéria que vem em primeiro e quase nada na última. O certo é fazer um balanço entre as matérias de forma mais ou menos homogênea, porém colocando um pouco mais de horário nas matérias da parte de cima da lista de dificuldades. Lembre-se que todas as matérias possuem muito conteúdo.

Na própria tabela do PHE disponível para fazer download vem uma lista de sugestões para o aluno seguir. Clique aqui para se cadastrar e baixar.

Um detalhe importante é o aluno deixar no fim de semana um espaço chamado de Tempo de Revisão (TR) para que ele possa rever a matéria que ele pulou durante a semana. É importante não ficar pulando muitas matérias e nem ficar fazendo isso toda semana. Os dias que não se estudou* por problemas pessoais não caberão dentro do Tempo de Revisão, então nesse caso melhor retomar na semana seguinte.

Para diferenciar algumas atividades feitas ao longo da semana o aluno pode criar siglas próprias como, por exemplo, EX MAT para horários selecionados para fazer exercícios (nesse caso de matemática) ou OL GEO para horários selecionados para o aluno assistir aulas On Line (Curso pago ou vídeos do You Tube).

E, como já citado acima, sugere-se ver a lista de sugestões anexa na própria planilha do PHE que está disponível para download sendo essas as seguintes:

  • Observar horário para alimentação;
  • Dar uma parada para descanso, sendo o ideal entre 5 a 10 minutos a cada hora de estudo;
  • Não passar das 23h00minh estudando, mas isso vai de cada pessoa. Se você tem disponibilidade de acordar um pouco mais tarde pode colocar até meia-noite, porém nesse momento o aluno já vai estar bastante exausto. É bom lembrar que é um plano de horário semanal para ser seguido durante o ano todo, pois não adianta um dia estudar até às duas da manhã e no outro dia até as 20h00minh porque está caindo de sono e dormindo, deixando matérias para ser estudadas. Se você estabeleceu um prazo de horário para seguir, tem que seguir todos os dias. Então não adianta bancar o heroísmo em Janeiro para chegar ao mês de Maio o seu plano estar mais do que abandonado. O ideal é fazer um plano "pé no chão" para que se cumpra ele durante todo o ano.
  • Não esquecer reservar horário para fazer alguma atividade física, mesmo sendo pouco, é muito importante.
  • Então o PHE ficaria assim:

    Serei repetitivo, mas isso é fundamental. Caso não consiga estudar a matéria no horário proposto, no dia seguinte você NÃO irá pegar esta matéria que foi pulada porque no dia seguinte você já tem outra matéria reservada. Tem que ser firme na hora de seguir o plano. A(s) matéria(s) que foi(ram) pulada(s) obviamente terá(ão) um pequeno acúmulo e, justamente, aquele horário de RT serve para estudar esta(s) matéria(s) para se compensar o dia que não a(s) estudou(ram).

    Então pessoal, espero ter ajudado e deixo a planilha do PHE para você baixar e montar o seu. Clique aqui para se inscrever no blog e baixar a sua Planilha.

    Texto gentilmente cedido pelo Prof. Vagner Moraes - http://www.focanahistoria.com

    PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI


    POSTS RELACIONADOS

    Veja mais dicas de preparação para o Vestibular e Enem




    RECOMENDAMOS

    Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED
    UNITAU UNIFAN FECAP FAMINAS UniEvangélica UNISINOS Católica-TO Unifacisa

    ACESSO RÁPIDO

    CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017