Desafio do Dia: Desafio do Dia - Geografia - UFPA 2014

(UFPA 2014) ""Em 17 de abril de 1996, os trabalhadores sem-terra que ocupavam uma fazenda improdutiva marchavam pelas pistas da rodovia que dá acesso ao município de Eldorado do Carajás, no Pará. A polícia foi chamada para controlar a situação. Houve resistência e dezenove trabalhadores foram mortos, 69 ficaram feridos e sete desapareceram. Os movimentos sociais proclamaram essa data como Dia Mundial da Luta pela Terra." (Sampaio, F e Sucena, I. 2010. p 240). Com base na leitura e interpretação do texto e seus conhecimentos sobre a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para as mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder e pela terra no Brasil, podemos concluir que"
movimentos como: UDR, CUT e CGT surgiram nos anos de 1980 para reivindicarem a luta pela reforma agrária e posse da terra aos trabalhadores rurais, meeiros e os sem-terra.
movimentos como: MST, MLST e FETAGRI surgiram a partir dos anos de 1980 para reivindicarem a luta pela reforma agrária e posse de terras improdutivas, devolutas ou griladas, aos trabalhadores rurais e os sem-terra.
movimentos como: MST, MLST e FETAGRI surgiram nos anos de 1960 e 1970, durante a ditadura militar para reivindicarem a luta pela reforma agrária e posse de terras improdutivas, devolutas ou griladas, aos trabalhadores rurais sem-terra.
movimentos como: CUT, CGT e a Pastoral da Terra surgiram nos anos de 1980 para reivindicarem a luta pela reforma agrária e posse da terra aos trabalhadores urbanos, meeiros e os sem-terra com apoio de toda Igreja Católica.
movimentos como: MST e a Pastoral da Terra surgiram nos anos de 1980 para reivindicarem a luta pela reforma agrária e posse da terra aos trabalhadores rurais e urbanos, meeiros e os sem-terra com apoio de toda Igreja Católica e do Governo Federal.