Especial ENEM 2015

Inscrições ENEM 2015:

de 25 de maio até 5 de junho

no site: http://enem.inep.gov.br

Provas ENEM 2015:

24 e 25 de outubro

Principais novidades do ENEM 2015

1 - Novo valor da taxa de inscrição

O valor é de R$ 63 e o pagamento poderá ser efetuado até as 21h59 (horário de Brasília) do dia 10 de junho. Além das pessoas que se declararem carentes, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública.

 

Atenção: Os candidatos isentos de taxa de inscrição que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a edição seguinte.

 

 

2- Cadastro de email e telefone

Durante o ato da inscrição, os candidatos precisarão informar um número de celular ou de telefone fixo válidos, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não poderá ser utilizado por outro participante. Será necessário ainda criar pergunta e resposta de segurança.

 

 

3- Cartão de Confirmação Online

Este ano o INEP não enviará o cartão de confirmação pelos Correitos. Ele deve ser baixado no site do INEP.

 

 

4 - Mais tempo para organização

Outra novidade é que a aplicação do Exame terá início às 13h30. Os portões nos locais de provas continuarão sendo abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Porém, esse tempo extra de meia hora será utilizado com procedimentos de segurança, para que todos os presentes entrem em sala e guardem seus pertences com tranquilidade.

 

O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

 

 

5- Enem para Treineiros

Os candidatos menores de 18 anos que completarão o ensino médio depois de 2015 estão proibidos de participar de programas de acesso ao ensino superior que utilizem o exame – como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), entre outros. O candidato nessas condições também não poderá usar o Enem para solicitar certificado de conclusão do ensino médio.

 

 

O que você espera do ENEM 2015?