O Enem está chegando. E agora?

Especialista dá dicas de como se dar bem no exame

Publicado em 29/10/14

Com a proximidade das provas do Enem e dos vestibulares, não é raro encontrar estudantes apreensivos. Afinal, foram meses de estudo e dedicação. Para Nei Calvano, psicólogo e coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa, é preciso que os alunos tenham em mente que o exame não é um sistema avaliativo, porém, envolve diversos fatores. O educador lembra que a ansiedade é normal e também necessária nos momentos finais da preparação. "A ansiedade não deve ser vista como algo puramente negativo. Ela é a mola propulsora que estimula a ação para o cumprimento de metas. Sem uma dose de ansiedade, o vestibulando não se permitiria o desafio de ser avaliado para garantir uma vaga", ressalta.

Nei Calvano destaca que o sucesso nas provas se baseia na tríade: estrutura escolar, apoio familiar e dedicação pessoal. O especialista lembra que a família deve ficar atenta aos sinais de ansiedade excessiva, já que ela pode prejudicar o desempenho do estudante, mesmo que os conteúdos estejam na ponta da língua. "Alterações de humor, irritabilidade, tensão, alterações na alimentação e insônia são indicativos clássicos de que o estudante está estressado e ansioso. Se não administrada, essa ansiedade pode trazer graves prejuízos que vão de brancos no momento das provas até complicações mais sérias na saúde", avalia.

Para evitar transtornos com a ansiedade excessiva, o ideal é que o vestibulando crie rotinas funcionais de estudo associadas a pausas de lazer. "O sucesso no ENEM e vestibular está intimamente ligado à disciplina, mas também ao descanso e lazer", completa o professor.

Confira dicas úteis para aliviar as tensões no período de preparação:
- Dedique horas diárias de estudos, principalmente para as matérias de maior dificuldade;
- Durma pelo menos 8 horas por noite. O organismo precisa de descanso para assimilar o conteúdo visto ao longo do dia;
- Cuide de sua alimentação. Frutas, carnes magras e verduras contêm vitaminas e minerais essenciais para a sua saúde;
- Dedique uma hora para a prática de exercícios físicos e beba muita água. Exercícios contribuem para a manutenção da concentração;
- Relaxe e se permita momentos de lazer. Um bom filme, ouvir música ou um passeio no shopping já aliviarão o estresse acumulado.

Para a reta final, indica-se:
- Sessões de relaxamento no dia anterior às provas vão aliviar a tensão e melhorar a concentração na hora da prova;
- Fazer breve revisão, porém, utilizar o dia anterior a prova para atividades prazerosas.
- Manter o foco e confie no conteúdo que foi assimilado ao longo do ano;
- Nos dias de prova faça refeições leves e nutritivas;
- Manter bons pensamentos e a autoestima elevada;
- Dormir bem nas noites anteriores;
- Levar lanche leve e água para a prova.
- Confiar no seu potencial! Afinal, você se dedicou durante todo o ano e merece uma vaga na universidade.

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