É hora de relaxar e redobrar os cuidados com alimentação às vésperas do Enem

Especialistas dão dicas para ter bom rendimento na maratona de questões do Enem

Publicado em 06/11/14

Restam poucos dias para que os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizem a prova que abre portas para ingressar no Ensino Superior e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Mas após um longo ano de preparação, os estudantes devem tomar alguns cuidados na véspera da avaliação. Uma delas é evitar responder simulados ou listas de exercícios. "Não adianta tentar recuperar o tempo perdido, isso vai causar desespero e para se sair bem ter calma é primordial", revela a professora do curso de Psicologia da Anhanguera-Uniderp, Sanami Esaky.

O estado emocional interfere significativamente no desempenho do candidato. Por isso, a profissional explica que a sexta-feira é para relaxar e manter a mente descansada. "Na véspera, o aluno não deve estudar. Ele pode assistir um filme que seja tranquilo, passar um tempo com as pessoas de quem gosta de estar, fazer atividades que dão prazer, mas claro, sem exagerar na diversão," aconselha.

Pensar positivamente e se imaginar resolvendo a prova com sucesso também ajudam a inibir a ansiedade. "É importante que o aluno confie em si mesmo e na preparação em que passou", conta a psicóloga.

Cuidados com a alimentação também são muito importantes para encarar a maratona de questões. Segundo a professora do curso de Nutrição da Anhanguera-Uniderp, Andreia João, uma refeição pesada faz com que o processo de digestão seja mais lento, prejudicando o rendimento do candidato, gerando sonolência e cansaço. "O estudante deve optar por refeições leves e que dão energia. Alimentos que contenham fibra são os mais indicados. De manhã, ele pode tomar um iogurte com aveia e bolacha de água e sal ou torradas. Para o almoço, deve evitar comida gordurosa e preferir uma carne vermelha magra, pois possui vitaminas do complexo B que ajudam na memória", informa a nutricionista.

Para o momento da prova, as barras de cereal são os lanches mais indicados pela profissional.

Outra dica importante corresponde à hidratação. Segundo Andreia, a ingestão de água ajuda a evitar dor de cabeça, fadiga e cãibras. "A cada uma hora de prova o candidato deve ingerir um copo de 200 ml de água", sugere.

Para os que abusam do café ou outros alimentos que contêm estimulantes, como o chocolate e o tereré, a professora faz um alerta: "o consumo excessivo da cafeína faz o efeito inverso e pode levar à falta de concentração e à ansiedade".

Para não perder a prova

Às vésperas da prova é recomendável conhecer o local da avaliação para evitar surpresas no dia do Exame. Antes de dormir, separe os documentos e materiais necessários para a prova, conforme informações no manual do candidato. Levar mais que uma caneta esferográfica preta também é indicado.

No sábado e domingo considere sair de casa com bastante antecedência para estar precavido caso haja congestionamentos no trânsito. E no momento da prova, a psicóloga Sanami orienta responder as questões na ordem de publicação. "Caso o estudante não saiba como resolver alguma pergunta sinalize com um ponto de interrogação. Ao final, se sobrar tempo, ele retoma as questões pendentes. Isso ajuda que ele conclua a prova lendo todo o caderno", explica.

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