Motivos para levar o Enem a sério

Nem todos sabem que a nota obtida tem muita importância, não só para ingresso no ensino superior, mas também participar de outros programas

Publicado em 13/08/15

Milhões de estudantes farão o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio este ano, mas nem todos sabem que a nota obtida tem muita importância, não só para ingresso no ensino superior, mas também participar de programas de financiamento estudantil e de bolsas.

Separamos abaixo 4 motivos para levar o Enem a sério:

1 - SiSU

Somente com a nota do Enem é possível participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é o sistema informatizado do Ministério da Educação, onde as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas. Uma boa nota pode te ajudar na escolha das melhores instituições.

2- Ingresso em faculdades particulares

Em muitas instituições particulares, você pode usar a nota como forma de ingresso, sem precisar participar do vestibular tradicional.

3- Prouni

O Prouni é o programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior. Além de atender os requisitos de renda, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

4- FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos. Para pedir o financiamento é necessário que o estudante tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja outras dicas

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI



RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor ISPED UNITAU FECAP Univaço
Mackenzie Católica-TO FAQUI FAJOP FIPECAFI PUC-SP Unigranrio Drummond

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017