Motivos para levar o Enem a sério

Nem todos sabem que a nota obtida tem muita importância, não só para ingresso no ensino superior, mas também participar de outros programas

Publicado em 13/08/15

Milhões de estudantes farão o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio este ano, mas nem todos sabem que a nota obtida tem muita importância, não só para ingresso no ensino superior, mas também participar de programas de financiamento estudantil e de bolsas.

Separamos abaixo 4 motivos para levar o Enem a sério:

1 - SiSU

Somente com a nota do Enem é possível participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é o sistema informatizado do Ministério da Educação, onde as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas. Uma boa nota pode te ajudar na escolha das melhores instituições.

2- Ingresso em faculdades particulares

Em muitas instituições particulares, você pode usar a nota como forma de ingresso, sem precisar participar do vestibular tradicional.

3- Prouni

O Prouni é o programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior. Além de atender os requisitos de renda, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

4- FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos. Para pedir o financiamento é necessário que o estudante tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja outras dicas

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017