A dois meses do Enem, veja como como aumentar sua nota

Confira as dicas dos professores do Cursinho Maximize para essa reta final

Publicado em 05/09/16

Ana Paula Dibbern - Cursinho Maximize

Com a aproximação da data das provas do ENEM, vale a pena acelerar um pouco o ritmo de estudos e ter uma bela recompensa quando as notas saírem. Mas não é interessante que você simplesmente pegue a apostila e leia tudo. É melhor que, agora na reta final, você organize seus estudos para realizar algumas atividades que vão te ajudar a incrementar a sua nota na prova.

Primeiramente, atenção:

- Não interrompa a rotina de estudos do cursinho ou da escola. Sugerimos que as atividades propostas aqui sejam realizadas de forma complementar.

- Defina, na sua agenda, momentos específicos para realizar essas atividades. Além do tempo que você já usa para assistir as aulas e para estudar os conteúdos ministrados, separe algumas horas a mais da sua semana para focar nas atividades propostas abaixo.

Vamos às atividades:

Resolução das provas anteriores

Nesses 60 dias, sugerimos que você resolva ao menos duas provas anteriores do ENEM. Você pode encontrá-las no site do Inep. Como o ENEM apresenta uma matriz específica de competências e habilidades à qual os conteúdos estão relacionados, as provas de cada ano têm um modelo bastante parecido e os conteúdos mais cobrados sempre se repetem. Ao fazer as provas dos últimos anos, você vai se familiarizar com o estilo das questões e verá em quais, dos conteúdos mais presentes na prova, você ainda tem alguma dificuldade.

Simule a situação da prova oficial, ou seja, separe 4h30 e 5h30 de dois dias seguidos para resolver as 180 questões e fazer a redação. O tempo costuma ser um problema para muitos estudantes que fazem o ENEM, por isso é importante que você teste a sua "velocidade".

Escreva uma redação por semana

A redação merece destaque na sua agenda da reta final. Além de fazer os dois textos presentes nas provas anteriores que você irá resolver, aconselhamos que você escolha uma nova proposta de redação (dentre as já cobradas pelo Exame) a cada semana e redija uma dissertação argumentativa para aquele tema, sempre atentando-se ao modelo exigido para a redação do ENEM e observando os critérios de correção.

Se você estuda aqui no Maximize, traga a sua redação para o professor da Oficina de Redação corrigir. Caso contrário, você pode facilmente conseguir esse serviço na Internet. Há vários sites especializados que, por um valor bastante acessível, corrigem a sua redação no modelo ENEM e te enviam comentários sobre como melhorar.

Elabore sua estratégia de prova

Ao resolver as provas anteriores, marque o tempo usado em cada área do conhecimento e na redação. Além disso, procure saber o peso de cada área na constituição da nota na Universidade e curso almejado (há opções de curso em que a redação tem peso 3, por exemplo). Com base nessas duas informações, avalie por qual área você deve começar no grande dia.

Já que o tempo é escasso, sugerimos que você não fique "preso" nas questões em que encontrar muita dificuldade. Especialmente em exatas, pule as questões muito difíceis e volte a elas no final da prova. Já nas provas de Linguagens e Humanas, como você vai gastar um tempo maior com a leitura, é interessante que você, antes de pular, ao menos anote a alternativa que achar mais plausível. Se não der tempo de pensar melhor no final da prova, você já tem a sua alternativa sem ter que ler novamente a questão.

É preciso ter uma boa estratégia para a prova de redação, já que ela costuma conferir a maior pontuação na composição da nota. Primeiramente, reserve tempo suficiente e com certa folga para fazer o seu texto. Uma boa opção é rascunhar a redação no início, resolver as questões de uma das áreas, ou mesmo das duas, e então voltar ao texto. Se você começar a prova um pouco nervoso, talvez seja melhor fazer parte das questões e depois, mais calmo, fazer a redação. Teste essas opções ao fazer as provas antigas em casa, veja qual é mais adequada pra você e tenha a sua estratégia em mente no dia 05 de novembro.

Foco nos conteúdos que mais caem

Com base em um levantamento que fazemos a cada ano, olhando questão a questão, percebemos que certos conteúdos são muito mais frequentes no ENEM do que outros. Se você, a 60 dias da prova, ainda não pegou muito firme nos estudos, sugerimos que direcione seus esforços para estes temas, pois eles têm muito mais potencial para agregar pontos à sua nota.

Observe suas fraquezas e avalie em quais conteúdos investir tempo

Olhe com carinho as provas anteriores que você já resolveu, observe o motivo de cada erro e marque o conteúdo de cada uma dessas questões. Isso irá funcionar como um mapa das suas fraquezas e, junto da tabela dos temas mais cobrados, poderá te ajudar a eleger os conteúdos em que irá se concentrar nesses 60 dias.

Veja outras dicas

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI



RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES