Como é calculada a nota do ENEM

Saiba mais sobre o cálculo da nota do Enem dentro da divisão das questões objetivas e da redação

Publicado em 12/05/14

As provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas no dias 26 e 27 de Outubro de 2013. A divisão da prova é feita em duas partes: questões objetivas e redação. Confira abaixo como são calculadas essas notas:

Redação:

Em 2011, o Inep publicou em seu site o documento intitulado "A Redação do Enem". O referido documento objetiva esclarecer aos participantes do Enem o que é avaliado durante a correção das redações, como são atribuídas as pontuações e como é o procedimento de correção. O que é avaliado durante a correção da redação tem como base a matriz de referência do exame que foi instituída em 2009 e também foi publicada no edital de 2011. As matrizes desenvolvidas pelo Inep são estruturadas a partir de competências e habilidades que se espera que os participantes do exame tenham desenvolvido ao longo de sua formação. No caso da redação, cinco competências são valiadas:

1) Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

3) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

4) Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Provas Objetivas:

Para cada participante do Enem são calculadas quatro proficiências. Cada uma delas baseada nas respostas dadas aos 45 itens de cada prova. O procedimento de correção das provas objetivas inicia-se com a leitura dos cartões-resposta para a produção de uma base de dados. Vários procedimentos de controle são realizados pelo consórcio contratado com vistas a garantir que a leitura dos cartões seja fidedigna. Após estes procedimentos, a base de dados é consolidada e encaminhada para a equipe de análise de dados.

Na primeira etapa da análise é realizada uma avaliação do comportamento de todos os itens da prova, os parâmetros já conhecidos dos itens são reavaliados e são estimados os parâmetros daqueles itens que ainda não tinham parâmetros conhecidos. Apenas depois da consolidação destes parâmetros é que se inicia a fase de estimação das proficiências dos participantes. Os procedimentos de análise dos itens e de cálculo das proficiências no Enem têm como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI*)

Veja outras dicas

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI



RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES