Temas que podem cair na Redação do ENEM 2016

O ENEM costuma apresentar, na proposta de redação, problemáticas relevantes para a sociedade brasileira.

Publicado em 22/09/16

Ana Paula Dibbern - Cursinho Maximize

Para imaginar o que pode ser cobrado, precisamos olhar para as provas já aplicadas. O ENEM costuma apresentar, na proposta de redação, problemáticas relevantes para a sociedade brasileira. Da mesma forma que grande parte das questões objetivas, normalmente os temas propostos pela redação estão relacionados às discussões sobre cidadania, democracia, ética e questões sociais e ambientais.

Se olharmos para os temas cobrados desde 2009, veremos que mais da metade deles trata de questões sociais que estão em pauta no início do ano vigente. Você pode conferir as propostas, de todas as aplicações de cada ano, na tabela abaixo. Lembrando que, além da versão amplamente aplicada, todo ano ocorre uma segunda versão da prova para instituições prisionais (ENEM PPL) e, eventualmente, há também uma terceira versão feita para locais que passaram, no dia da primeira aplicação, por algum problema com transporte, clima ou mesmo de impressão dos cadernos de prova.

Antes de falarmos sobre o que já caiu e o que pode cair, vamos deixar claro que há uma diferença entre assunto e tema. O assunto é algo mais amplo, dentro do qual podem ser trabalhados muitos temas. Por exemplo, "saúde" é um assunto, mas "a carência de profissionais no sistema de saúde público brasileiro" já constitui um tema, ou seja, uma fatia ou detalhamento do assunto. A partir dessa delimitação, torna-se possível avaliar o aluno nas competências esperadas na prova de redação, que são: uso da norma culta; adequação ao tema e ao tipo de texto; organização das informações; construção da argumentação; elaboração de uma proposta de intervenção.

Tendo isso claro, podemos, por exemplo, dizer que assuntos como o trabalho e a internet já apareceram na prova quando foram cobrados "O trabalho na construção da dignidade humana" e "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado". Também já apareceram os assuntos do idoso, da cidadania, família, imigração, cultura e violência, entre outros.

Com base nos assuntos que apareceram nas provas de 2009 a 2015 e nas discussões e acontecimentos que estiveram em evidência no último ano (levando em conta também a sua pertinência à proposta do ENEM), podemos apontar alguns assuntos, e eventualmente até palpitar alguns temas, que têm grandes chances de aparecer na prova de 2016.

O primeiro deles é o eixo que envolve os assuntos da educação, comunicação e internet. O ano de 2016 foi marcado pelas discussões em torno da constituição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que acarretará alterações sobre o que é ensinado nas escolas, e, além disso, foi o primeiro ano em que o próprio MEC ofereceu aulas e recursos digitais de preparação para o ENEM. Nesse contexto, é possível que seja selecionado, para a redação, algum tema como a importância da Educação para o indivíduo e para a sociedade ou sobre a expansão da conexão à internet como forma de promoção da democracia, na medida em que ela possibilita o acesso, inclusive, à educação.

A prova de Linguagens costuma trazer várias questões abordando variações linguísticas (regionais e sociais, especialmente), preconceito linguístico e adequação da linguagem ao contexto comunicativo (na Internet ou em situações em que a norma culta é exigida, por exemplo). Já que esse é um tópico bastante valorizado pelo Exame e que engloba questões de ética, democracia e cidadania, ele pode aparecer também na proposta de Redação.

Outro eixo é aquele do ambiente em que vivemos. O desastre da Barragem de Mariana pode motivar uma proposta sobre sustentabilidade, responsabilidade ambiental e impacto das ações humanas no planeta, não necessariamente envolvendo tal tragédia. Apesar de essa temática ser mundial, há maiores chances de o tema focar em problemas ambientais urbanos, como a poluição dos rios, do ar e do solo, que estão relacionados à nossa estrutura de transporte e ao nosso modelo de consumo, grande gerador de lixo.

A questão energética ainda não apareceu na redação do ENEM e, por ser um assunto de muita relevância nacional, é bastante valorizado pelo conjunto da prova. Por outro lado, por ser delicado do ponto de vista político, podemos dizer que as chances de cair são médias.

Conectado aos problemas urbanos, temos o assunto da saúde pública, que só caiu uma vez (num recorte sobre a Lei Seca) e que pode aparecer neste ano em outras faces, por exemplo a das consequências do sedentarismo e importância do esporte e boa alimentação (lembrando que neste ano tivemos as Olimpíadas no Brasil), ou ainda sobre campanhas para prevenção e contenção de doenças (o último ano foi marcado pela epidemia do Zika Vírus, Chikungunya e Dengue), o que também pode envolver educação e internet.

A realização das Olimpíadas e Paraolimpíadas pode motivar temas envolvendo os direitos dos portadores de deficiências. Há inclusive, um documento (Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes) que traz o debate sobre a importância do provimento de serviços e recursos para atender as necessidades especiais de cada pessoa, garantindo igualdade de oportunidades a todos. Os direitos dos idosos e da criança e adolescente já apareceram na prova, então talvez este seja o momento de a sociedade tratar, através da prova, do tema supracitado.

Além do respeito às pessoas com deficiências, a valorização da diversidade étnica também tem grandes chances de ser colocada, já que nunca apareceu como tema e, neste ano, no contexto das Olimpíadas, tivemos alguns episódios de desrespeito nos estádios.

Ressaltamos que é importante estar atualizado e adquirir repertório sobre os assuntos indicados, porém, se você entender a estrutura de uma redação argumentativa, os critérios de correção do ENEM e praticar bastante, estará preparado para dissertar sobre qualquer tema proposto, por mais inesperado que seja. Estamos a pouco mais de um mês da prova e, nesse momento, recomendamos que, além de se inteirar sobre esses tópicos de atualidades que sugerimos acima, você selecione algumas propostas de redação que já caíram no ENEM e coloque as mãos na obra, escrevendo e reescrevendo cada texto algumas vezes.

Veja outras dicas

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI



RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES