Vale a pena conferir o gabarito do Enem?

O Enem utiliza a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item

Publicado em 06/11/16

Até pouco tempo atrás, os estudantes poderiam conferir os gabaritos das provas e saber se foram bem ou não, de acordo com o número de acertos.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram porque o sistema de correção usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item.

O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos.

O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por aquele item. Dessa forma, o candidato só saberá a sua nota nas provas objetivas após a divulgação do resultado final.

Assim, a conferência do gabarito serve para ter uma ideia da performance. É claro que quanto mais questões o candidato acertar, maiores serão as chances de uma boa nota.

Veja outras dicas

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI



RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES