Vale a pena conferir o gabarito do Enem?

O Enem utiliza a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item

Publicado em 06/11/16

Até pouco tempo atrás, os estudantes poderiam conferir os gabaritos das provas e saber se foram bem ou não, de acordo com o número de acertos.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram porque o sistema de correção usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item.

O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos.

O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por aquele item. Dessa forma, o candidato só saberá a sua nota nas provas objetivas após a divulgação do resultado final.

Assim, a conferência do gabarito serve para ter uma ideia da performance. É claro que quanto mais questões o candidato acertar, maiores serão as chances de uma boa nota.

Veja outras dicas

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI



RECOMENDAMOS

Vestibular UNIP Vestibular USF - Universidade São Francisco

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES | BOLSA DE ESTUDOS